Portugal reconhece culpa por escravidão no Brasil e fala em reparação

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, reconheceu durante uma conversa com jornalistas na noite de terça-feira 23 que seu país foi responsável por uma série de crimes contra africanos e indígenas na era colonial no Brasil, e que deveria pagar por isso. O líder português afirmou ainda que sugeriu a seu governo fazer reparações pela escravidão. “(Portugal) assume total responsabilidade pelos danos causados”, …

Continuar Lendo

Carlitos Tevez é hospitalizado com dores no peito

Carlos Tevez, ex-astro do futebol e atual treinador do Independiente, enfrentou um grave problema de saúde na noite de terça-feira. O incidente ocorreu em San Isidro, região metropolitana de Buenos Aires, onde Tevez precisou ser internado devido a dores no peito. O clima era de preocupação, mas, segundo informações do clube, os primeiros testes realizados apresentaram resultados “satisfatórios”. No entanto, …

Continuar Lendo

Polícia Militar evita suicídio de jovem de 13 anos que ameaçava pular de ponte em Monteiro

A Polícia Militar do 11º Batalhão de Monteiro evitou uma tragédia na última terça-feira (23) no sítio Mulungu, na zona rural de Monteiro, Paraíba. Por volta das 20h, os policiais receberam a informação de que uma jovem de 13 anos estava ameaçando se jogar de uma ponte. Ao chegar ao local, os policiais entraram em contato com os pais da menina, …

Continuar Lendo

Assembleia aprova reconhecimento do Terreiro de Zabé da Loca como Patrimônio Histórico e Turístico da Paraíba

Nesta quinta-feira, 24 de abril, a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou por unanimidade o reconhecimento ao projeto idealizado pelo deputado Michel Henrique (Republicanos), consagrando o “Terreiro de Zabé da Loca”, como patrimônio imaterial e cultural do estado e ponto turístico de Monteiro. O Projeto de Lei 359/2023, apresentado pelo deputado Michel, foi aprovado em todas as comissões legislativas até chegar …

Continuar Lendo

Marina Gadelha recoloca a Paraíba no ranking Análise Advocacia Mulher 2024

No ANÁLISE ADVOCACIA MULHER 2024, os estados da Paraíba e do Maranhão retornaram ao ranking das Mais Admiradas na região Nordeste. Já no Norte, o Tocantins estreou pela primeira vez, contando com uma advogada na edição deste ano. A advogada Marina Gadelha foi responsável por recolocar a Paraíba no anuário, que é um dos mais importantes do Brasil na área do …

Continuar Lendo

Estudantes monteirenses recebem livros da coleção “Veredas da Leitura e da Escrita”

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou iniciou nesta segunda-feira, 22, a entrega dos livros didáticos de Língua Portuguesa da coleção “Veredas da Leitura e da Escrita”. O material foi distribuído para professores e estudantes de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas …

Continuar Lendo

Mutirão de Combate à Dengue é intensificado em áreas de difícil acesso no município de Monteiro

O combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya, está sendo intensificado no município de Monteiro.  Agentes municipais de combate às endemias realizam a aplicação de larvicida em locais críticos, de difícil acesso, em áreas residenciais da cidade, que já foram identificadas e que estão tendo uma atenção maior no trabalho dos agentes para eliminar …

Continuar Lendo

Chico e Júnior voltam a trocar farpas; deputado vai à Justiça

Os deputados Chico Mendes (PSB) e Júnior Araújo (PSB) voltaram a trocar farpas na sessão desta quarta-feira (24) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Ontem, os parlamentares já tinham trocado acusações por causa da demissão de servidores do Hospital Regional de Cajazeiras. Apesar de integrarem o mesmo partido, os dois caminham em lados opostos no município. Ao discursar, Mendes anunciou …

Continuar Lendo

INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta quarta-feira (24) a antecipação do décimo terceiro. Até 8 de maio, mais de 33,6 milhões de segurados receberão a primeira parcela, que será paga conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). O extrato com os valores e as datas de pagamento do …

Continuar Lendo

PL diz que denúncia contra Zambelli é perseguição

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse à coluna que a denúncia da PGR contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) ainda precisa ser provada. A ação aponta a invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça pelo hacker Walter Delgatti, a pedido da parlamentar, mediante pagamento. O hacker, réu confesso no caso, diz que o objetivo da ação …

Continuar Lendo