Açude de Boqueirão continua recebendo água e volume já passa dos 15% de sua capacidade total
O nível do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece 19 cidades paraibanas, incluindo Campina Grande, atingiu nesta terça-feira (6) a marca de 15,24% da sua capacidade total, o que equivale a 62.728.877 m³, de acordo com dados fornecidos pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).
Nesta terça-feira, 6, o reservatório apresentou um aumento na lâmina d’água de 17 cm em relação aos dados de segunda-feira (5). Nesse último fim de semana já havia sido verificada uma elevação de 1,25 m na lâmina do manancial, quando do sábado para o domingo foi verificado um aumento de 79 cm na lâmina d’água do reservatório, somada a um aumento de 49 cm do domingo para a segunda-feira.
De acordo com o meteorologista da Aesa, Alexandre Magno, o acúmulo de água crescente no açude se deve, principalmente, às chuvas que têm caído nos últimos dias na região. Segundo ele, a estimativa é de mais chuvas no Carriri/Curimataú para esses meses de março e abril.
Outro fator que contribui para a elevação no nível de água no açude de Boqueirão é a transposição do rio São Francisco, uma vez que desde o encontro das águas do Velho Chico com as do Epitácio Pessoa, em abril do ano passado, o volume vem subindo gradativamente, conforme o presidente da Aesa, João Fernandes.
“Estamos em contato com o Ministério da Integração Nacional e com a Agência Nacional das Águas para garantir uma boa vazão. Além disso, intensificamos a fiscalização no curso do rio Paraíba”, informou o presidente da Aesa.
Faça um comentário