Paraibanos estão ilhados após sangria de açude
Cerca de dez famílias ficaram ilhadas e outras cinco desabrigadas, na comunidade Lancha II, no município de Aguiar, no Sertão paraibano, depois que fortes chuvas registradas na região causaram a sangria do açude, durante o último fim de semana.
De acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o açude foi construído no final de 2016 e já no inverno do ano passado o acesso à comunidade ficou comprometido.
Com as últimas chuvas, a água ficou represada e inundou as casas. Além disso, os alunos precisaram utilizar canoas para ir até as escolas.
Na construção do açude, a Prefeitura de Aguiar não teria incluído o planejamento do acesso e nem a relocação das pessoas e a situação foi denunciada ao Ministério Público da Paraíba.
A Prefeitura, por sua vez, informou que vem dando apoio às famílias e que uma delas foi relocada para uma casa alugada pela Prefeitura. Os demais moradores estão nas casas de familiares.
Além disso, ele disse que houve a doação de cestas básicas e de canoas que foram liberadas para o local com a intenção de ajudar no transporte e que está construindo 25 casas para abrigar os moradores.
Em Taperoá, no Cariri da Paraíba, cerca de 2 mil alunos estão sem ir para a escola em função dos perigos das estradas que foram danificadas pelas chuvas registradas na região nos últimos dias.
Com informações da TV Paraíba
Faça um comentário