- Publicidade -
Morre em Olinda mestre do maracatu mais antigo do Brasil
Postado em 16 de abril de 2018 às 16:54
Mestre Afonso Gomes tinha 70 anos e sofreu ataque cardíaco, no domingo (15). Enterro será nesta segunda (16), em Águas Compridas.

De acordo com Luciano Borges, diretor do Museu do Mamulengo em Olinda, responsável por pesquisas sobre Mestre Afonso, o velório foi realizado desde o início da manhã desta segunda-feira (16), no Terreiro de São João, em Águas Compridas. O enterro ocorreu às 16h30 desta segunda, no cemitério do mesmo bairro.
Luciano Borges informou que Mestre Afonso sofreu um ataque cardíaco, quando participava de uma celebração. Ainda foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento de Cidade Tabajara, em Olinda, onde faleceu. Ele deixou viúva, filhos e netos.
“Ele estava na celebração e, de repente, caiu, por volta das 18h45 de domingo. Foi levado para a UPA, mas não resistiu. Nunca soube de problema de saúde de Mestre Afonso, que não se queixava nem de dor de dente”, declarou o pesquisador.
Para Luciano, a morte de Mestre Afosno é uma preocupação para os estudiosos da cultura popular de Pernambuco. “Ele não deixou nenhum herdeiro natural para comandar o maracatu, que foi fundado antes da libertação dos escravos e nunca parou de desfilar”, observou.
Borges ressalta, no entanto, que vai ficar a memória de uma pessoa que se dedicou a sua cultura e ao seu povo. “Ele morreu fazendo o que mais amava. Estava no terreiro dele, trabalhando com todas as pessoas de quem gostava“, acrescentou.
Faça um comentário