“Operação Haraquiri” é deflagrada pela Polícia Federal na capital
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feria (25) a “Operação Haraquiri”, em João Pessoa. A ação é realizada em conjunto com a Coordenação de Inteligência Previdenciária do Ministério da Fazenda. O objetivo é colher provas relacionadas à investigação policial conduzida pela Delegacia de Combate aos Crimes Previdenciários, da Superintendência Regional de Polícia Federal na Paraíba. Os inquéritos policiais, instaurados a partir de março de 2017, apuram a prática de irregularidades por ocasião do requerimento, concessão e manutenção de benefícios previdenciários, na cidade de João Pessoa/PB. Os crimes são tipificados no artigo 171, parágrafo 3º, do Código Penal Brasileiro.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em imóveis relacionados aos investigados, expedidos pela 16ª Vara Federal da capital. O prejuízo aos cofres da Previdência Social gira em torno de R$800.000,00. O nome “haraquiri” para a operação foi escolhido por causa da morte e um dos suspeitos de enquadrar o grupo no dia em que prestaria esclarecimentos à Polícia Federal. O harakiri era o movimento de espada no qual os antigos samurais cortavam o próprio ventre em nome da honra.
De acordo com o delegado da Polícia Federal, Derly Brasileiro, os crimes estariam ocorrendo desde 2003. Ele ressaltou que só um dos suspeitos teria provocado prejuízo de R$ 700 mil. Os nomes dos suspeitos não foram revelados até o momento.
VITRINE DO CARIRI
Com Suetoni Souto
Faça um comentário