Trio Nordestino será homenageado durante o Troféu Gonzagão

Em sua décima edição, o Trofeu Gonzagão, o maior prêmio da música nordestina, vai prestar homenagem a “lenda” da música regional, Trio Nordestino. Este ano a premiação será realizada, no dia 03 de maio de 2018, no Teatro do Centro de Convenções Raymundo Asfora, no Garden Hotel e Resort de Campina Grande, Paraíba. Trata-se de uma realização conjunta do Instituto Intercultural Brasil (INBRA), da Prefeitura Municipal de Campina Grande e do Sebrae Nacional.
Formado em 1957 por Dominguinhos, Zito Borborema e Miudinho, com ajuda de Luiz Gonzaga, o Rei do BaiãO, o trio encontrou sua formação definitiva com Lindú (voz e sanfona), Coroné (zabumba) e Cobrinha (triângulo). De lá pra cá são 60 anos de sucesso ininterruptos e uma coleção de grandes sucessos que atravessaram gerações.
Reconhecer a importância e o talento indiscutível do Trio Nordestino através da homenagem que o Troféu Gonzagão 2018 prestará, em sua décima versão, é um modo de reafirmar o seu compromisso na valorização e promoção de nossos artistas comprometidos com nossas raízes culturais nordestinas.
O Troféu Gonzagão 2018 representa um marco comemorativo e histórico deste evento que ao longo de 10 anos homenageou artistas como Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Marinês, Sivuca, Nando Cordel, Zé Dantas, Raimundo Fagner, Alcione, Genival Lacerda, Geraldo Azevedo, Quinteto Violado, Falamansa, Carlinhos Brown além de cineastas, escritores, cordelistas e demais ativistas culturais que promovem a divulgação e preservação do forró.
Breve histórico – Há 10 anos, dentro de uma clínica de odontologia em Campina Grande, surgia aquele que seria o maior evento da música nordestina: o Troféu Gonzagão – o “Óscar do Forró”. Idealizado pelos dentistas Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso, a primeira edição do evento nasceu com a proposta de reverberar a história construída musicalmente por muitas mãos e vozes, através de importantes referências musicais que se destacam no Nordeste, no Brasil e em muitos outros países.
Com esse intuito, em 2008, foi realizada sua primeira edição homenageando o Rei do Baião Luiz Gonzaga. Para o doutor Ajalmar Maia “o Troféu Gonzagão é a evocação de uma cultura que tem como bandeira o forró e que se constitui, também, como uma forma de exaltar as brilhantes expressões artístico-culturais do nosso país”.
Além da promoção da cultura, a realização do Troféu Gonzagão propicia a divulgação e exposição de grandes marcas gerando negócios entre os próprios empresários, artistas e público em geral, além de possibilitar networking e, o mais importante, a prospecção de novos negócios através de contratação de shows entre empresários musicais, donos de casa de shows e artistas.
Conforme a realizadora do evento, a dentista Rilávia Cardoso “Elba além de ser uma das maiores artistas brasileiras, se destaca como atriz, produtora musical e instrumentista que teve um papel determinante para que o forró conquistasse os grandes palcos do mundo. Sua trajetória artística marcada pela voz inconfundível e energia radiante projetou o forró nas melhores casas de shows nacionais e internacionais” assegurou a doutora.
Faça um comentário