Na Coluna Semanal do Evaldo Gonçalves: Simplesmente, Acasos?

Evaldo Gonçalves
Na minha trajetória, bafejada pelo acaso, dentre outras, registro minha escolha para Secretário da Educação, em Campina, e, a de Secretário da Administração e da Casa Civil, do Estado.
Antes das escolhas, não tinha tido nenhuma convivência com seus autores: Elpídio de Almeida, Prefeito de Campina, e Ernani Sátiro, Governador da Paraíba, e deputado Federal por várias legislaturas. Significa dizer: as escolhas não foram recompensas por serviços, nem por parentesco.
Importante é registrar, em favor dos dois homens públicos, que, nessa convivência, na condição de Secretário de Estado, o que de mais notável, em favor deles pude constatar, tanto num como noutro, foi a honestidade no trato da coisa pública.
Somente essa característica, que na época era frequente na Política, bastaria para os diferenciar da maioria dos políticos de hoje, que ultrajam a nossa representação pública, nos mais diferentes níveis, alimentando fartamente o nosso noticiário político, acusados de comportamentos pouco éticos.
Ambos, foram honestos por convicção, em termos de moral administrativa: Ernani Sátiro tinha três auxiliares que lhe ajudaram muito nessa tarefa de fiscalização dos recursos públicos: seu Chefe da Casa Militar, Major Geraldo Cabral, seu Secretário das Finanças, Milton Gomes, e sua esposa, Antonieta, administrando pessoalmente as despesas da manutenção da Residência oficial.
Quanto ao Doutor Elpídio de Almeida, fui testemunha de episódio marcante: aos renunciar ao cargo de Prefeito, dois dias antes do seu término, ao receber a folha de pagamento dos seus salários, chamou de imediato o seu Tesoureiro, Lino Gomes, e o repreendeu mandando descontar, dos seus honorários, dois dias, pois estes deveria ser pagos ao Dr. Severino Cruz, seu Vice. Este responsável pela transferência do Cargo para o Prefeito eleito.
Estes os exemplos que divulgo diante dos escandalosos momentos por que passa a nossa República, vítima das mais incríveis distorções, e atendendo pedido do confrade Glerriston Lucena.
Evaldo Gonçalves é da APL e do IHGP
Faça um comentário