Homem nu faz performance artística na UFPB em João Pessoa
Vídeos mostram homem usando apenas joelheiras e tênis em apresentação no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/b/B/2XhKprTwKAxAr9sAvo2Q/cchla.png?resize=447%2C252&ssl=1)
Uma performance artística em que um homem nu dá cambalhotas e se joga em frente a uma fogueira no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus de João Pessoa, na noite de segunda-feira (24), está sendo apurada administrativamente pela diretoria do centro. Vídeos da apresentação, compartilhados nas redes sociais, mostram um homem, vestindo apenas joelheiras e tênis, andando no gramado do CCHLA.
A diretora do CCHLA, professora Mônica Nóbrega, confirmou que o episódio foi de fato registrado na UFPB na noite da segunda. A diretora explicou que a perfomance não tinha autorização da direção do centro e que qualquer evento artístico promovido nas dependências do CCHLA precisam passar pelo trâmite de solicitação e posteriormente de autorização para ser realizado.
“Fui informada pelo secretário de infraestrutura do centro de que havia ocorrido essa performance. Inclusive recebi os vídeos e fotos. Considero o evento inadequado justamente por não ter sido autorizado, não precisa entrar no mérito do que se tratava a performance”, explicou.
Seguranças da campus foram chamados por estudantes que flagraram a perfomance artística por julgarem inadequada. Segundo Mônica Nóbrega, os seguranças foram embora após serem informados que o caso era um apresentação de arte cênica. A diretora do CCHLA relatou que enviou um memorando ao setor de segurança do campus solicitando informações oficiais do caso.
“Precisamos saber se o que foi repassado extraoficialmente aconteceu de verdade. Saber, por exemplo, se o rapaz que participou do evento é um estudante da UFPB, porque pode não ser. E diante dos fatos, avaliar como vamos proceder”, explicou.
Ainda de acordo com a professora, o espaço público precisa dessa mediação, tendo em vista, que justamente por ser público, precisa ser utilizado de forma organizada.
“A inadequação é pelo fato de ser um evento que foi autorizado, fosse de uma apresentação de uma pessoa vestida ou não. Até porque é nesse tipo de solicitação que a gente avalia o espaço onde vai ocorrer, o horário e o tipo de apresentação”, comentou Mônica Nóbrega.
A diretoria do CCHLA segue esperando um posicionamento oficial da segurança da UFPB para decidir quais serão as medidas cabíveis. Até o final da manhã desta terça-feira (25), o homem mostrando no vídeo não tinha sido identificado.
Faça um comentário