Coluna Semanal do Evaldo Gonçalves: Os 20 anos de Escolas Agrícolas no Cariri e Paraíba

Evaldo Gonçalves
Escolas Agrícolas, na Paraíba, estão completando seus vinte anos de inauguração, como resultado do meu trabalho como Deputado, em Brasília, quando do exercício de dois mandatos.
..Foram elas construídas em Puxinanã, Sumé, Cuité e Princesa Isabel. Os respectivos Prefeitos de então doaram os respectivos terrenos e as Prefeituras se comprometeram a nomear e pagar os salários dos Professores. Tratava-se de uma Programa Novo do Ministério da Educação que acenava com uma bela parceria entre o Poder Federal e os Municípios Paraibanos.
s meus conterrâneo de Sumé, onde, sob a regência do meu Pai, Professor José Gonçalves de Queiroz, fiz o Curso Primário, seguindo depois para cumprir os Cursos Ginasial e Superior, em gesto de reconhecimento ao meu trabalho como Parlamentar. e o de meu Pai, como Mestre-Escola, denominaram a Escola Agrícola daquela Cidade com o meu nom.
Não precisaria tamanha homenagem. Se me perguntarem o que de melhor fiz em toda uma trajetória de trabalho na esfera pública, como parlamentar, e titular de vários cargos nas Administrações do Estado da Paraíba, responderia: com o exercício do Magistério, no Plano Secundário e Superior. Isto é, o que mais alegrou o meu espírito foi o exercício das atividades de Professor. Na realidade herdei tal vocação do exemplo do meu estimado Pai.
Houve festa em Sumé, exatamente para lembrar tão expressiva conquista daquela Cidade e Município, em vizinhos, que sempre enviaram seus Professores e Alunos para aquela Escola Agrícola, que, ao cabo de vinte anos de excelente magistério realizou nobre trabalho de atendimento às vocações dos jovens daquela Região polarizada por aquele município do Cariri paraibano.
Deveria ter comparecido às festividades de aniversário daquela Escola Superior em Sumé. Todavia, compromissos em João Pessoa, onde resido há mais de quarenta anos, impediram tal presença Quem sabe, brevemente estarei cumprindo tal desejo. .
Evaldo Gonçalves é da APL e do IHGP
Faça um comentário