No Aruanda, ‘1 Minuto Contra a Corrupção’ premia vídeos
Nesta sexta-feira (7), o Fest Aruanda entregou a premiação promovida pela CGU – Controladoria Geral da União do concurso de vídeos curta-metragem realizada pela UFPB e pela CGU/Regional-Paraíba. A mostra “1 Minuto Contra a Corrupção” aconteceu justamente no Dia Internacional do Combate à Corrupção. Cerca de 50 pessoas foram prestigiar a cerimônia, que contou com três vencedores.
Entre os premiados, “Ela”, de Felipe Herrera ,“A culpa tá embaixo” , de Marcio Lins, Marcio de Paula e Victor Garcia e “Cabeça”, de Flavio Luiz Foli. Não houve ordem de classificação na premiação dos contemplados. O ator mirim que interpretou o curta “Ela” e morador de uma comunidade paraibana, ganhou um curso de inglês da escola Yázigi.
“Hoje não é incomum vermos reportagens sobre corrupção, essa chaga que assola o país. As pessoas aqui presentes nos fazem lutar cada vez mais pela temática. Por isso, quero parabenizar os vencedores do concurso. Os vídeos foram muito bem produzidos e trazem uma visão crítica para a nossa realidade”, disse o superintendente da CGU, Gabriel Aragão.
Mostra – O primeiro filme exibido foi “Vidas Cinzas” (2017) de Leonardo Martinelli. A exibição levantou o debate entre o público. O curta trata de uma crítica ao governo. Tem como cenário o Rio de Janeiro e o principal assunto é a bipolaridade partidária, entre a direita e a esquerda. Entre os temas debatidos estavam as fake news, velocidade da informação, politização da sociedade, imprensa livre. Para o debate, participaram o jornalista Laerte Cerqueira, Leonardo Quintans, e Nicole Verillo Campelo, da Transparência Internacional Brasil, com a mediação de Walber Alexandre Silva, auditor da CGU.
O Festival – Até o dia 12 de dezembro, o 13º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro conta com uma programação diversificada, com debates, oficinas e exibições de mais de 30 filmes, todos gratuitos. O evento tem patrocínio Master do grupo Energisa, co-patrocínio do Armazém Paraíba e apoios da UFPB e da CGU. O site completo é www.festaruanda.com.br e no perfil do Instagram @festaruanda
Faça um comentário