Quarta-feira de Cinzas movimenta cenário católico após carnaval, confira horários das celebrações

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus se sentar sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As Cinzas bentas e colocadas sobre as cabeças dos fieis faz lembrar que todos irão morrer um dia, lembrando a passagem Bíblica que diz que “somos pó e que ao pó da terra voltaremos” (cf. Gn 3, 19). Na Missa, durante o momento da imposição das cinzas, após a homilia, o presidente da celebração faz a imposição das Cinzas na cabeça dos fieis dizendo “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou “Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar”.
Tempo oportuno de oração, jejum e conversão, a Quaresma oferece a todo cristão a possibilidade de se preparar para a Páscoa fazendo um sério discernimento da própria vida, confrontando-se de maneira especial com a Palavra de Deus, que ilumina o itinerário cotidiano dos fiéis. A Páscoa é a maior festa da Igreja, pois a Ressurreição de Jesus (vitória da vida sobre a morte) é o que dá todo sentido à fé.
A Quaresma tem duração de 40 dias, iniciando na Quarta-feira de Cinzas e terminado no Domingo de Ramos. A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.
CONFIRA OS HORÁRIOS DA MISSA DE CINZAS EM ALGUMAS PARÓQUIAS DA REGIÃO DO CARIRI:
Paróquia de Serra Branca – 19:30h
Paróquia de Boa Vista – 19h
Paróquia de Sumé – 19h30
Paróquia de São José dos Cordeiros – 16h
Paroquia de Boqueirão 19h30
Paróquia de Monteiro – 19h30
Santuário de Nossa Sra. dos Milagres: 19:30h
Faça um comentário