3° Seminário de Educação Inclusiva reúne mais de 15 cidades do Cariri em Gurjão
Na última sexta-feira (17), a cidade de Gurjão foi palco pelo 3° ano seguido de mais uma edição do ‘Seminário de Educação Inclusiva’. o evento educacional reuniu profissionais da educação de mais de 15 cidades da região do Cariri paraibano, e teve o objetivo de oportunizar o compartilhamento das experiências vivenciadas e tendências sobre o tema, visto a necessidade constante de capacitar para uma educação mais inclusiva e diversa.
Estiveram presentes na abertura oficial o Prefeito Ronaldo Queiroz, Jane Erika (Educação), Fabio Coutinho (Infraestrutura), Diego Gurjão (Turismo), Orlando Jr (Des. Rural), Myrna Amaral (Sub. Secretária) e os vereadores Elizete, Marcelo Farias, Junior Moraes e Diogo Coutinho, além do palestrante Morib Macedo.
O Prefeito Ronaldo Queiroz fez a abertura oficial e disse, que vem buscando sempre oferecer uma formação comprometida com a construção da escola inclusiva, com base nos valores democráticos e éticos, nos termos do respeito às diferenças e do enfrentamento do preconceito e discriminação nos ambientes escolares, o que cria condições especiais para o desenvolvimento científico e aproximação da academia à realidade educacional. “Na nossa gestão em Gurjão o tratamento é igualitário sempre pensando no bem comum do próximo e esse seminário expandimos para todas as cidades através da AMCAP para mostrar como se geri educação inclusiva”, afirmou.
O evento contou com duas partes. A primeira foi a palestra com o renomado jornalista Morib Macedo, que proferiu sua palestra magna “Você é a sua escola”, e finalizado a primeira parte, pela manhã, foi realizada uma mesa redonda, tendo como tema ‘Direito à Diversidade: Metodologias e Práticas Multidisciplinares’, tendo como palestrantes Arthur Marinho (Prof.º Substituto da UEPB e mestre em Filosofia pela UFPE), Emille Burity Dias (Psicóloga, Psicopedagoga, Mestre e Doutoranda em Neurociência Cognitiva e Comportamento), Ana Paula Borges Laurindo (Psicóloga, Pedagoga e Especialista em Educação Inclusiva), Michelle Mayra Palmeira Cordeiro (Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica), e Irllem Chriscyan Alexandrino Ribeiro de Melo (Psicóloga, Neuropsicóloga e Especialista em Transtornos do Desenvolvimento e do Espectro Autista). Coordenação de Carolina Albuquerque – Prof.ª Substituta da UEPB e mestre em Antropologia pela UFPE.
Durante a tarde, foram realizadas as oficinas: Oficina 1: “O uso do lapbook para adaptar e incluir” – Emille Burity Dias; Oficina 2: “Educação e diversidade étnico-racial: um desafio à escola” – Ana Paula Borges Laurindo; Oficina 3: “Oficina de ideias: O processo de desenvolvimento de recursos pedagógicos adaptados” – Michelle Mayra Palmeira Cordeiro; Oficina 4: “Utilizando o método sinapse para identificar as potencialidades dos alunos com deficiência” – Irllem Chriscyan Alexandrino Ribeiro de Melo; Oficina 5: “Vozes anoitecidas”: uma discussão sobre corpo, subjetividade e educação inclusiva – Carolina Albuquerque; e Oficina 6: “(Re) conhecendo a importância de conteúdos filosóficos na prática da escola inclusiva”. – Arthur Marinho.
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