Racismo no surfe: brasileiro é vítima em Portugal e faz desabafo
Pedro Henrique, surfista brasileiro campeão mundial junior e ex-integrante da elite do esporte mundial, foi vítima de um novo episódio de racismo e xenofobia em Portugal. Em sua conta pessoal no Instagram, o brasileiro naturalizado português desabafou sobre o caso que, segundo ele, é recorrente. O atleta representa o país luso em competições internacionais e domésticas.
“Realmente me pergunto se vale a pena participar de um circuito onde quase todas as pessoas envolvidas fazem toda questão de mostrar seus preconceitos, racismos, e seja lá mais o que você quiser acrescentar!”, escreveu o surfista, que seguiu. “A verdade é que o preconceito existe e não o escondem nem em palavras, nem gestos, nem em notas nos heats que não nos querem aqui”.
Pedro Henrique foi campeão mundial junior no ano de 2000 e se classificou para a disputa da WCT pela primeira vez em 2005. Naquele ano, ele sofreu o primeiro caso, quando ainda representava o Brasil.
Quando se mudou para a cidade de Cascais e começou a competir por Portugal, a frequência das ocorrências aumentaram. Nenhuma providência legal contra os agressores recentes foram tomadas até o momento.
Faça um comentário