Campanha publicitária com goleiro paraibano é premiada em Cannes
Uma das cenas mais polêmicas do Brasileirão de 2018 se transformou em prêmio, na edição 2019 do Festival de Cannes, que reconhece as melhores campanhas publicitárias do ano. A ação Distracted Goalkepper (goleiro distraído), produzida pela agência Tech and Soul, de São Paulo, levou prata na última quinta-feira.
A campanha envolveu o patrocinador do Athletico, Uber, o clube e chamou atenção quando o goleiro paraibano, Santos foi flagrado pelas câmeras da transmissão com um telefone celular na mão. A cena ocorreu instantes antes da partida contra o Atlético-MG, pelo Brasileirão.
O camisa 1 pegou o celular no minuto de silêncio, caminhou na pequena área e, quando o árbitro apitou, ele recolocou o aparelho ao lado do gol.
Ainda no mesmo dia, o goleiro Santos manteve o papel de “goleiro distraído” e, em entrevista ao Fantástico, disse não ver nada de errado em usar o aparelho.
Um dia depois, o Athletico convocou entrevista coletiva para explicar a situação. A iniciativa fazia parte da campanha “maio amarelo”, que tem o objetivo de alertar para os riscos do uso do celular no trânsito. O clube exibiu um vídeo com imagens de Santos e dados do trânsito, como os 400 mil acidentes por ano.
A imagem e a polêmica viralizaram e foram discutidas no Brasil e no mundo, como mostra o vídeo da empresa que concebeu a ação. Além de Cannes, o vídeo também foi premiado no New York Festivals International Adversiting Awards de 2019, na categoria eventos e publicidade.
Apesar do esclarecimento de que se tratava de uma campanha, o Athletico e Santos não escaparam de punição no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O goleiro foi suspenso por um jogo, enquanto o clube multado em R$ 50 mil.
Faça um comentário