Curta-metragem sobre Jackson do Pandeiro é lançado
Um curta-metragem documental que reúne depoimentos de pandeiristas de Campina Grande sobre Jackson do Pandeiro é lançado nesta quinta-feira (25), em João Pessoa. “Galos-de-Campina”, dirigido por Yago Paolo, foi filmado no mês de maio deste ano e vai ser lançado na programação do Festival de Artes Jackson do Pandeiro, com exibição gratuita às 18h. Assista ao teaser acima.
O filme é construído a partir de relatos descontraídos que falam sobre a influência do Rei do Ritmo, no ano do seu centenário, nos trabalhos musicais de Abdoral do Pandeiro, Baixinho do Pandeiro, Benedito do Rojão e Biliu de Campina.
“Pensamos em produzir o documentário com personagens acessíveis e que tinham relação direta com Jackson. Fizemos uma pesquisa e o roteiro foi escrito baseado no encontro com os pandeiristas. Benedito já tocou com Jackson e Abdoral chegou a gravar um comercial com ele. Já Baixinho e Biliu nunca o encontraram, mas têm influência de Jackson em seus trabalhos”, explica o diretor.
O documentário foi produzido por Renally Lucas, com fotografia de Alexandre Pedro e consultoria de Kleyton Canuto. “Foi um trabalho coletivo e em vários momentos tivemos de fazer de tudo um pouco. Usamos três câmeras e todo mundo chegou a filmar. Depois de todos os depoimentos gravados, partimos para a montagem e edição”, comenta Yago.
Para o cineasta, apesar das dificuldades enfrentadas durante o processo, o mais gratificante foi sentir a importância dada pelos personagens.
“Além de abrirem as portas de suas casas e nos receberem muito bem, ficou perceptível o prazer que eles têm em conversar sobre a vida, sobre música, e sobre Jackson. Acredito que produzir audiovisual no interior da Paraíba é uma resistência necessária para o momento que vivemos. Retratar nossa cultura é reafirmar quem somos e mostrar o que podemos”, completa.
Faça um comentário