São Paulo busca reação no clássico contra o líder Palmeiras
Pressionado pela necessidade de vitória, o São Paulo tenta feitos raros no ano: marcar gols no Morumbi e vazar a melhor defesa do Brasil na temporada. No clássico deste sábado, às 19h, enfrenta um Palmeiras que sobra na liderança do Brasileiro.
O São Paulo venceu apenas 2 das 9 partidas disputadas no Morumbi nesta temporada. Foram 5 empates sem gols -além de um 1 a 1 com o Flamengo, pelo Brasileiro- e 1 derrota para o Bahia, por 1 a 0, pela Copa do Brasil.
Pelo lado do Palmeiras, os números impressionam. Além de ter o ataque mais eficiente do Brasileiro (18 gols), a equipe só levou dois gols no torneio. Em 2019, o time foi vazado 9 vezes em 35 partidas.
Neste sábado (13), os são-paulinos recebem uma equipe que era freguesa no Morumbi. Da última vitória palmeirense até o triunfo pelo Brasileiro de 2018, os tricolores ostentaram por 16 anos uma sequência de 24 duelos em casa sem derrota para o rival (15 vitórias e 9 empates).
A quebra do jejum veio com o 2 a 0 na 28ª rodada, gols de Gustavo Gómez e Deyverson.
O São Paulo ainda enfrenta um retrospecto ruim em clássicos. Em 2019, o time do Morumbi não conseguiu bater nenhum dos grandes do estado. Até agora, no único confronto que teve pelo Brasileiro, a equipe do técnico Cuca foi derrotada pelo Corinthians, no Itaquerão, por 1 a 0.
No Paulista, apesar de ter chegado à final, o São Paulo acumulou percalços quando enfrentou Corinthians, Palmeiras e Santos. Em sete clássicos, foram quatro derrotas e três empates (todos por 0 a 0).
A última vitória do São Paulo no Brasileiro aconteceu no dia 12 de maio, no triunfo por 1 a 0 diante do Fortaleza, fora de casa. Depois disso vieram 1 derrota e 4 empates.
Desgastada pelo ano complicado do São Paulo, que foi eliminado de forma precoce da Libertadores e da Copa do Brasil, a diretoria convive com problemas financeiros.
O clube, que já chegou a atrasar pagamento de direitos de imagens dos jogadores, aprovou, numa reunião do Conselho Deliberativo, cerca de R$ 37 milhões em empréstimos bancários para tentar colocar a casa em ordem.
O reflexo disso foi a tímida busca por reforços na pausa para a Copa América. Até agora, só quem chegou para reforçar o elenco foi o atacante Raniel, que veio do Cruzeiro.
Se o São Paulo vive um ambiente turbulento, o Palmeiras está cumprindo uma temporada mais que satisfatória.
Apesar de ter sido eliminado nas semifinais do estadual pelo rival tricolor, as metas estão em dia para 2019. Na Libertadores, a equipe de Luiz Felipe Scolari conseguiu a classificação sem sustos para as oitavas de final. Na Copa do Brasil, venceu o jogo de ida das oitavas contra o Internacional, por 1 a 0. E no Brasileiro, tem cinco pontos de vantagem para o segundo colocado, que é o Santos. Em nove rodadas, o aproveitamento da equipe é de 93%, com oito vitórias e um empate.
No São Paulo, a expectativa está no retorno do atacante Pablo. O atleta, que ficou fora do time por quase três meses com dores na panturrilha e também por uma cirurgia na região lombar, aproveitou o período de treinamentos e deve voltar à equipe titular.
Apesar de Cuca não ter antecipado a escalação, a tendência é que o centroavante tenha a companhia de Antony e Pato no setor ofensivo.
A expectativa também é grande sobre Hernanes. Principal contratação para 2019, ele sofreu com problemas físicos e chegou a perder a titularidade com a chegada de Cuca.
Já pelo Palmeiras, a tendência é que Felipão mantenha o rodízio no elenco, marca da campanha que levou o time ao título brasileiro em 2018.
Na defesa, Antônio Carlos e Edu Dracena devem ir a campo nas vagas de Luan e Gustavo Gómez, que jogaram na quarta. Outra alteração pode acontecer na lateral esquerda, com Victor Luis no lugar de Diogo Barbosa.
No meio, Zé Rafael, autor do gol da vitória sobre o Inter, pode sair para a entrada de Gustavo Scarpa, enquanto Deyverson deve ser substituído pelo colombiano Borja.
Faça um comentário