Jogo criado em Campina combate tabu da educação sexual
Desenvolvido pela estudante Flávia Albert, ‘Chega+’ é um jogo de perguntas e repostas sobre o tema. Game está entre os pré-selecionados para a edição 2019 do Festival de Jogos do SBGames.
Uma estudante de Jogos Digitais de uma faculdade em Campina Grande criou um game sobre educação sexual. Pensando em combater o tabu sobre o assunto, Flávia Albert, que agora é desenvolvedora de jogos, criou o “Chega+” – um jogo de perguntas e respostas sobre temas como sexo, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Segundo a estudante, o objetivo do game é facilitar o aprendizado e afastar os preconceitos e medos que rodeiam a discussão.
“O principal intuito do jogo é lutar contra o tabu que existe sobre a educação sexual, deixando as pessoas mais confortáveis ao falar sobre isso. O Chega+ é feito para se jogar em grupos, pensando nos pais de filhos adolescentes que estão começando a se descobrir e precisam ter essa conversa, mas não sabem como”, explica Flávia Albert.
Conforme a estudante, o progresso no jogo de perguntas e respostas sobre educação sexual se dá pela pontuação de cada resposta individual, podendo haver resultados com pontuação negativa.
“Foi essencial para mim que, durante a fase de pesquisa para o jogo, as informações passadas fossem completamente imparciais e baseadas em fatos e dados atuais. Uma das mecânicas do game é que respostas com informações preconceituosas e possivelmente danosas tem pontuação negativa bem maior do que respostas apenas erradas”, afirma a estudante.
Projeto apresentado como TCC
O projeto da estudante foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso. “Os professores gostam de projetos que trazem uma diferenciação e inclusão no mundo dos jogos. É sempre um desafio tratar de um assunto que muitos consideram um tabu, independentemente do tema. Se o curso não tivesse me dado esse incentivo durante minha formação, provavelmente eu não me sentiria confortável em projetar esse jogo da maneira que fiz”, comenta.
Jogo pré-selecionado para Festival de Jogos do SBGames
O coordenador do curso de Jogos Digitais da Unifacisa, Rodrigo Motta, destaca que o game criado pela estudante foi pré-selecionado para a edição 2019 do Festival de Jogos do SBGames (Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital), um evento acadêmico na área de Jogos e Entretenimento Digital, que reúne desenvolvedores de todo o Brasil.
“O surgimento de projetos como o Chega+ é importante não somente para o curso de Jogos Digitais da Unifacisa, mas também para o cenário de desenvolvimento de games em todo o Brasil. Não é à toa que o jogo já está presente na seleção oficial de 2019 do Festival de Jogos do SBGames”, diz Rodrigo Motta.
Para o coordenador do curso, o ‘Chega+’ toca em um tema relevante para todos. “Todos nós passamos pelo período de descoberta da sexualidade e tudo que está relacionado a ela. No ponto de vista técnico, o jogo tem um volume de conteúdo impressionante e um excelente trabalho visual e iconográfico”, pontua.
Faça um comentário