Primeiro passo é dado em benefício dos animais de pequeno porte em Monteiro
A manhã desta quinta-feira foi bastante produtiva no gabinete do prefeito em exercício, Celecileno Alves. Após a posse dos concursados, o gestor recebeu representantes de ONGs ligadas ao bem estar dos animais.
Nesta reunião estiveram presentes as secretárias de Saúde, Paula Oliveira e Viviane Ferreira, a diretora da Vigilância em Saúde, Silvana Silva, a chefe de gabinete Fátima Santos, que representou o prefeito Celecileno após o início da reunião, e o médico veterinário Ricardo Morato.
Nesta primeira reunião conduzida por Ricardo Morato, os representantes das ONGs receberam informações sobre um projeto que será posto em execução já nos próximos 30 dias. Neste plano o médico veterinário informou que serão realizados cadastros dos animais das Organizações, em situação de rua e os particulares, para que em seguida seja realizadas castrações semanais.
“Inicialmente faremos a castração dos animais machos (gatos e cachorros), serão 10 procedimentos realizados por semana após todos os testes clínicos, inclusive para a detecção da Leishmaniose. Este é o pontapé para começar o controle de natalidade”, explicou Ricardo Morato.
Com a atenção primária com relação ao controle de doenças e natalidade, o projeto poderá ser ampliado dentro das condições financeiras da Prefeitura. “Temos que começar de alguma forma, esta será uma das ações de controle. A Secretaria e a Vigilância em Saúde prestará todo o apoio técnico. Neste momento também faremos campanhas educativas nas escolas e nas residências através dos Agentes de Endemias”, comentou Silvana Silva.
Neste primeiro momento todos os participantes se mostraram favoráveis aos pontos apontados no projeto que está em fase de finalização e será em breve apresentado aos gestores municipais e logo após repassados aos representantes de ONGs e a população em geral.
“Este é mais um compromisso de campanha que estamos honrando. Dentro das nossas possibilidades realizaremos o melhor pelo município. Gostaríamos muito de estar com o projeto do Centro de Zoonozes, mas isso não depende só de nós. Mas assim com toda vontade e luta, buscaremos sempre o melhor para Monteiro. Estamos atendendo um pedido da população, e assim continuaremos a fazer de Monteiro uma cidade cada vez melhor”, exprime Celecileno Alves.
“ A reunião foi bastante produtiva e focada com objetivos e metas estipuladas. O projeto foi muito bom e estou muito feliz como cidadão e diretor de ONG porque agora vemos que as ideias de castração e a preocupação com os animais são ideias que dão certo. Estão sendo colocados o bem estar da população e animais em primeiro lugar . Como amante de animais estou feliz e estou sentindo no meu coração que vai dará certo, o que foi falado foi muito sério, outras pessoas que prestam serviço também estão confiantes, pois, muitas vezes não temos as condições e não abandonamos o barco e agora a Prefeitura como dever e direito nosso nos ajudando vai dar certo!”, pontua Dayslan Breno, diretor de ONG.
1 Comment
Em um mundo onde as relações são ditadas pelo interesse financeiro, ver pessoas se dedicando à defesa dos interesses dos animais nos faz acreditar que ainda existem pessoas boas. Parabéns a todos por dedicarem seus preciosos tempos a uma causa tão nobre,