Festival na UFPB promove conexão artística do Japão com a PB
O evento marca os 15 anos da Associação Cultural Brasil-Japão no estado e trará workshops, filmes, palestras, oficinas e apresentações musicais
O XIV Festival do Japão na Paraíba já tem data marcada para voltar ao estado, e dessa vez com o tema Conexões Nativas. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará o evento de 17 a 20 de setembro, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), no campus I, e nos dias 21 e 22, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa.
Buscando cultivar e promover a cultura japonesa, a programação contará com oficinas, workshops e projeções de filmes comentados por especialistas pela manhã, e palestras e apresentações musicais, simultâneas às oficinas para o público infanto-juvenil, a partir das 17h. O evento marca os 15 anos da Associação Cultural Brasil-Japão na Paraíba (ACBJ-PB).
O destaque vai para as exposições de artefatos dos povos japoneses antigos Ainu e Okinawa, trazidos pelo Consulado Geral do Japão no Recife, e atrações musicais, como Tatakinan-daiko e o Coro Hatsuhinode.
O festival levará aos amantes das cantigas tradicionais japonesas o espetáculo “Murá [aldeia]” que fará um paralelo com os arquétipos à cultura brasileira contemporânea. Já o show “O mundo é um”, de Victor Kinjo, compositor e cientista social, com participação do músico e ator Eduardo Colombo, apresentará o universo transcultural com canções do seu primeiro disco.
Alguns artigos produzidos na UFPB sobre Kyudô, uma arte marcial japonesa do tiro com arco, serão lançados durante o evento no livro “Cultura japonesa: conexões, expressões e memória”.
O tema Conexões Nativas veio da pesquisa de Sônia B. de Sá, que aproxima a cultura dos arqueiros entre japoneses e potiguaras e da preocupação do devir indígena de Victor Kinjô com sua cultura ancestral “uchinanchu [okinawana]”.
Confira abaixo as programações na UFPB e na Usina Cultural Energia. Outras informações estão disponíveis no site da associação.
Faça um comentário