Prefeitura de Ouro Velho realiza palestra voltada ao tema ‘Depressão’
A prefeitura de Ouro Velho, através das secretárias de Assistência Social, Saúde e Educação, promoveram uma palestra com o tema ‘Depressão’, ministrada pelo enfermeiro Danilo Siqueira.
Segundo o palestrante, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que entre as patologias existentes, a depressão está entre o segundo e terceiro lugar no afastamento por incapacitação laborativa. O enfermeiro apresentou uma estatística da OMS de 2015, onde consta que 4,4% da população mundial apontam critérios para depressão. E que no Brasil, aproximadamente 6% da população é acometida pelo transtorno.
O evento realizado no auditório do CRAS também abordou como a medicina entende a patologia e apresentou a diferença entre tristeza, outra questão que afeta a humanidade nos tempos atuais, e depressão.
“A tristeza é um estado transitório diante de alguma situação traumática da vida. Já a depressão é caracterizada quando o estado de humor deprimido persiste por no mínimo duas semanas, o que gera prejuízos significativos em vários aspectos da vida do indivíduo, sem que haja necessariamente de uma causa desencadeadora”, explicou a Secretária de Saúde Liudmila Nunes.
A secretária de Assistência Social, Aline Lucena, expôs que diante dos índices crescentes de depressão principalmente entre adolescentes, a depressão é um fenômeno complexo que exige envolvimento intersetorial.
“Com índices crescentes principalmente entre adolescentes, o suicídio é um fenômeno complexo que exige envolvimento intersetorial e esforços articulados para que estratégias de enfrentamento possam ser efetivadas, portanto é importante levar esse assunto para a comunidade OuroVelhense.” Relatou a Secretária.
Edjane Cabral, secretária de Educação, relatou que o objetivo de palestras como essa é desmitificar para a população o tema e incentivar a conversa sobre esse assunto.
“O objetivo é desmistificar o tema e incentivar a conversa sobre o assunto, pois compreendemos que falar sobre o tema ainda é a melhor solução, uma vez que os números de depressão são preocupantes e podem ser diminuídos com campanhas de prevenção.” Finalizou Edjane.
O evento contou ainda, com uma belíssima apresentação dos alunos, da escola Jacinto Dantas, que abordou o tema ‘Depressão’.
Faça um comentário