Coronavírus: Brasil fecha fronteiras com oito países
O governo federal decidiu fechar as fronteiras com países vizinhos da América do Sul por causa da pandemia do novo coronavírus. Uma portaria extra foi publicada no Diário Oficial da União na tarde desta quinta-feira (19).
A medida é para vias terrestres e vale apenas para estrangeiros que queiram entrar no Brasil. Cidadãos brasileiros continuam com permissão para ingressar no país.
Na portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União, é determinado que a medida é temporária, por 15 dias.
O fechamento determinado nesta quinta-feira (19) vale para as fronteiras com Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname.
O fechamento da fronteira com a Venezuela já tinha sido anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro na terça-feira (17).
Apesar do fechamento para oito países, cargas poderão continuar entrando no Brasil, assim como agentes de ações humanitárias, como os ligados à saúde.
O estrangeiro que não cumprir as regras será deportado e não poderá pedir refúgio, diz a portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
Chile, Equador e Uruguai
Por enquanto, o Uruguai é o único país sem fronteiras fechadas com o Brasil. O limite Brasil-Uruguai fica no Rio Grande do Sul. Uma portaria deverá ser publicada nos próximos dias com restrições a entradas de uruguaios por via terrestre.
Chile e Equador não aparecem na lista de restrições porque são os únicos países a América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil.
Como se prevenir do coronavírus
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
Evitar contato próximo com pessoas doentes;
Ficar em casa quando estiver doente;
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência;
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
O que é o coronavírus
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China.
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.
Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Faça um comentário