Festival reúne artistas para shows virtuais durante isolamento
Com o cancelamento de festivais e eventos por causa das medidas preventivas da disseminação do novo coronavírus (Covid-19), vários artistas têm organizados festivais virtuais, com transmissão de shows pelas redes sociais. Um destes festivais é o Folk no Sofá, idealizado por uma brasileira que mora em Portugal e que reúne 16 artistas do gênero folk. O evento começa nesta sexta-feira (20) e vai até o dia 27 de março.
Segundo Maísa Cachos, organizadora do evento e do blog Folkdaworld, os shows vão ser transmitidos gratuitamente por meio do perfil do Instagram do site. Entre os artistas confirmados estão Natália Noronha, da banda Plutão Já Foi Planeta; e Gustavo Bertoni, da Scalene. Também há uma atração internacional, o cantor Daniel Kemish (Portugal/Reino Unido).
Também estão no lineup os artistas Pedro Vulpe, Murillo Augustus, Horses & Joy, Tchello Gasparini, Versos Polaris, Lívia Mendes, Corcel, Jéf, Heitor Vallim, Jonavo, Bola, Rafael Elfe e Benjamin Existe.
“A ideia surgiu quando eu comecei a acompanhar o que os artistas estavam fazendo neste período de isolamento. O vírus chegou aqui em Portugal antes de ir para o Brasil, então as medidas preventivas começaram primeiro. Casas de show fechando, artistas em quarentena. Então eles começaram a fazer lives nas redes sociais e eu pensei em organizar alguns para uma transmissão coletiva, em forma de festival”, disse Cachos.
Segundo a brasileira, que estuda na Europa, ela convidou alguns artistas e, a partir disso, outras bandas a procuraram para integrar o lineup. “A gente quer conscientizar que é importante ficar em casa, mas que não precisa ser chato esse isolamento. Há várias formas de se divertir e uma delas é apoiando artistas, que também estão isolados, e fazer essa troca virtual”, diz.
“Todo mundo junto, trocando ideia, fazendo música, ouvindo música. Dá um alívio para a tensão e acalma os ânimos durante a quarentena”, comenta Maísa.
Os shows vão ser transmitidos sempre às 17h e às 20h de cada dia, no Horário de Brasília. O evento está marcado para acontecer até a sexta-feira (27), mas a idealizadora planeja a possibilidade de continuação. “Vários outros artistas já me procuraram, então estamos estudando essa ideia”, diz.
Maísa é pernambucana, mas formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ela diz que criou o blog específico de música folk como um hobbie, em 2014, enquanto morava em João Pessoa, mas que foi evoluindo para um trabalho de divulgação da cena e migrando para produção de artistas quando ela foi morar em Portugal, há dois anos.
“A cena folk tem crescido ultimamente, tá acontecendo meio que um revival. O folk por muito tempo era visto como música regional, música caipira, mas muitos artistas disso que tem sido chamado de nova MPB se apropriaram dos elementos do folk e ele meio que está ressurgindo”, comenta a produtora.
Situação em Portugal
Por causa do Covid-19, Maísa conta que a rotina dela e do marido foi alterada. As aulas no curso que ela estuda foram suspensas desde o dia 12 de março e a recomendação do governo foi de isolamento social.
“Meu marido só saiu de casa duas vezes depois disso, uma vez para ir ao mercado e outra para ir na farmácia. Em ambas as ocasiões, colocamos as roupas dele para lavar logo assim que ele voltou e duplicamos a higienização da casa. O país entrou em estado de emergência na quinta-feira (19) e agora é obrigatório que todo mundo fique em casa”, disse a brasileira.
Segundo Cachos, a previsão é de que nesta semana e na próxima haja o estado e pico da doença em Portugal. “A polícia está na rua questionando as pessoas do porquê delas não estarem em casa. Com as novas medidas, essas pessoas podem ser presas por um ano por descumprir o estado de emergência. Tem sido complicado, mas a gente tem ficado em casa 100% do tempo”, completa.
Faça um comentário