Nª de internados em UTIs sobe 18% em um dia em SP
O número de pacientes em estado grave com coronavírus no estado de São Paulo internados em unidades de terapia intensiva (UTI) subiu 18% em 24 horas, saltando de 174 casos para 206 de domingo (29) para esta segunda (30), segundo o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann divulgou em coletiva à imprensa nesta segunda.
Já o número de internados leves com coronavírus nas enfermarias do estado subiu 2% no mesmo período, saltando de 258 para 265 em 24 horas, disse o secretário.
No Brasil já foram registrados 4256 casos da doença, sendo 1.451 em São Paulo. O estado também registra 98 mortos.
Durante a coletiva, o governador do estado, João Doria (PSDB), pediu que as pessoas continuem em casa durante a quarentena no estado, que vai até 7 de abril, afirmando que “esta crise tem data para terminar”. Doria voltou a criticar o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que pediu a retomada do comércio e da movimentação nas ruas.
“Queria voltar a reafirmar para atenderem as recomendações medicas de especialistas, os que conhecem de saúde, os médicos, que sabem de epidemia, de mantermos o isolamento social, e que são colocadas. Por favor, não sigam as orientações do presidente da República, ele não orienta corretamente e não lidera o país corretamente”, disse Doria.
Na última semana, Doria e Bolsonaro tiveram uma discussão durante uma reunião virtual que o presidente teve com governadores. Bolsonaro é contra as medidas restritivas de atividade tomadas pelos governadores, que impuseram o fechamento gradual do comércio e de escolas.
Faça um comentário