‘Achadouros da Infância’ incentiva consumo pela literatura
Era uma vez uma paraibana professora de português que deseja levar a literatura infantil para o máximo de crianças possíveis. Para isso, Beatriz Almeida criou o podcast de contação de histórias ‘Achadouros da Infância’. Neste sábado (18) é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil.
Com o objetivo de ampliar o consumo de livros infantis, a professora de português Beatriz Almeida criou o ‘Achadouros da Infância’, um podcast de contação de histórias.
A paixão de Beatriz por histórias infantis começou quando criança, quando ganhou os livros ‘Cinderela’, e ‘Um tesouros de Conto de Fadas’. Absorvida pelo mundo encantado, foi conquistada também pela literatura.
Já a ideia do podcast começou anos depois, na graduação de Letras/Português na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. No 4° período do curso, Beatriz estudou a disciplina de literatura infantil e percebeu que era com isso que queria trabalhar.
“Eu comecei a fazer parte do grupo de pesquisa da professora, Daniela Segabinazi, sobre literatura infantil, e em 2017 comecei a contar história em uma escola pública no Colinas do Sul. Aí foi como eu me entendi como contadora de histórias”.
Depois disso, Beatriz fez um curso de contação de histórias no Espaço Cultural (Funesc), e após uma aula sobre contação de histórias na internet, decidiu criar o podcast.
“Teve uma aula sobre contação de histórias na internet, em vídeo e podcast. Quando eu ouvi a coisa do podcast eu fiquei mais interessada, porque eu não tinha tanta coragem de aparecer em vídeo e querendo ou não precisa de mais recurso, de imagem, e com áudio eu tava mais tranquila”, conta Beatriz.
Entre agosto e outubro de 2019, Beatriz se planejou e no dia das crianças, publicou o primeiro episódio do Achadouros da Infância, contando a história ‘Flicts’, de Ziraldo.
Para os episódios, Beatriz escolhe livros de autores que gosta. A professora estuda os textos e a partir daí cria as tonalidades de voz dos personagens. Em seguida grava e edita a contação.
O planejamento das histórias é mensal e cada episódio é publicado aos domingos. Em datas especiais, Beatriz adapta as histórias. No mês de março foram histórias de mulheres, em homenagem ao dia internacional da mulher, e como este sábado é comemorado o dia nacional do livro infantil em homenagem à data de nascimento de Monteiro Lobato, o episódio é com uma das histórias do autor.
Nas redes sociais a professora recebe o retorno dos ouvintes, principalmente mães de crianças que até pedem áudios de Beatriz para os filhos.
“Fico muito feliz de estar conseguindo realizar um trabalho assim aqui em João Pessoa. Hoje já temos muitas contadoras reconhecidas a nível nacional, mas nenhuma do Nordeste, por exemplo”.
Também nas redes sociais, Beatriz divulga os episódios e conta histórias que não foram ao ar. Durante a quarentena, a professora iniciou um projeto ‘Quarentena com Poesia’, onde recita poemas.
“O maior objetivo do podcast é divulgar a literatura infantil onde quer que as crianças estiverem. Sejam essas crianças pequenas ou grandes, como nós. Desconstruir também a ideia de que a literatura infantil é feita exclusivamente para as crianças pequenas e fazer com que adultos também se interessem”.
Faça um comentário