Bichos do Parque da ‘Bica’ recebem ‘ovos de Páscoa’
Animais do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecida como a Bica, em João Pessoa, receberam de presente nesta sexta-feira (10), “ovos de páscoa” com sabor carne e frutas. De acordo com a Prefeitura de João Pessoa, a Bica está fechada, com parte de seus profissionais trabalhando de forma presencial, no sistema de rodízio em horário corrido, e outros trabalhando de casa, no sistema home office, obedecendo as normas de isolamento e proteção da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O ecólogo Kleber Filho confeccionou os moldes de ovos de Páscoa personalizados, trabalhando em casa. Ele usou balões, papel, cola artesanal e tinta guache atóxica. Kleber destacou que “a celebração, com enriquecimento ambiental, faz parte das atividades desenvolvidas normalmente pelo Parque e têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos animais que vivem no zoológico”.
Kleber Filho explica ainda que a ação é diferenciada da rotina diária, na qual a dieta está facilmente disponível e é oferecida já cortada e servida em bandejas. “Nessa prática os bichos são motivados a ‘caçar’ os alimentos como fazem na natureza. Oferecemos os alimentos com caracterização de figuras alusivas a data, neste caso, moldes em formato de ovos personalizados”, explicou.
Thiago Nery, médico veterinário da Bica, esclareceu que o enriquecimento ambiental, seja com alimento ou em forma de instalação, tem o intuito de manter o bem-estar animal, através de estímulos que proporcionam benefícios para a saúde física e mental.
O diretor da Bica, Jair Azevedo, destacou que “as datas comemorativas estimulam esse momento e também demonstram todo carinho e cuidado que a equipe do zoológico tem para com animais mantidos no Parque, afinal, eles também merecem uma Páscoa feliz”, concluiu.
O Parque Zoobotânico Arruda Câmara é ligado à Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e tem tradição no acolhimento dos bichinhos vítimas de maus-tratos e do tráfico de animais. Atualmente, o Parque da Bica abriga 400 animais entre mamíferos, aves e répteis.
Faça um comentário