Cannes, Berlim e Veneza anunciam festival on-line no YouTube
Diante do cenário incerto no calendário cinematográfico em meio à pandemia de Covid-19, o YouTube vai promover um festival de cinema on-line e gratuito, por 10 dias, reunindo 20 parceiros. O “We are one: A global film festival”, segundo a “Variety”, é uma iniciativa comandada pela New York’s Tribeca Enterprises, que organiza o Tribeca Film Festival, de Nova York.
Apagar as luzes: com faturamento zero, cinemas brasileiros correm risco de fechar de vez
Projetado para acontecer de 29 de maio a 7 de junho, o festival on-line estará disponível no endereço youtube.com/weareone. A programação, ainda a ser anunciada nas próximas semanas, não contará com anúncios e terá longas e curta-metragens, documentários e painéis de debate.
Cada um dos festivais terá sua programação individual. Por enquanto estão confirmados 20 dos maiores festivais do mundo: Festival de Animação de Annecy, Festival de Berlim, Festival BFI de Londres, Festival de Cannes, Festival de Guadalajara, Festival de Macau, Festival de Jerusalém, Festival de Mumbai, Festival de Karlovy Vary, Festival de Locarno, Festival de Marrakech, Festival de Nova York, Festival de San Sebastián, Festival de Sarajevo, Festival de Sundance, Festival de Sydney, Festival de Tóquio, Festival de Toronto, Festival de Tribeca e Festival de Veneza.
Coronavírus: projetos da Lei Rouanet têm prazo de prestação de contas estendido devido à pandemia
Os espectadores serão convocados a fazer doações para o combate à pandemia do novo coronavírus. Segundo o YouTube e a New York’s Tribeca Enterprises, o objetivo é ajudar a OMS (Organização Mundial da Saúde) e entidades beneficentes em diversas partes do mundo.
Cannes adiado, Veneza mantido
Ainda segundo a “Variery”, o anúncio do festival promovido pelo YouTube não obrigatoriamente substitui o planejamento dos eventos parceiros.
O “We are one: A global film festival” chega duas semanas após Cannes suspender por tempo indeterminado sua edição em 2020. No dia 19 de março, a organização do evento havia adiado o festival para o fim de junho.
Fique em casa: com pandemia, TV tem aumento de audiência e posta no improviso como solução
Mas com a extensão da quarentena anunciada pelo presidente Macron, os planos foram por água abaixo. No entanto, Cannes não chegou a divulgar qualquer intenção de realizar uma versão on-line de suas mostras.
Já a organização de Veneza, no começo de abril, veio a público anunciar que a edição deste ano, marcada para ocorrer entre 2 e 12 de setembro, estava mantida. Antes disso, o Festival de Toronto, também agendado para setembro, já havia divulgado a suspensão de sua programação e que estaria buscando “soluções virtuais”.
Faça um comentário