Coluna do Evaldo Gonçalves para Vitrine do Cariri: DIAS SOMBRIOS…

Evaldo Gonçalves
Ninguém pode negar a turbulência pela qual o mundo vem sofrendo. Consequentemente, o Brasil não pode fugir à regra.
E tem pago um preço alto. Pior, é difícil avaliar quando poderá dele se livrar. Ainda: não só o Brasil tem se submetido a tais circunstâncias. O castigo é universal, E não se pode negar que temos pago tais circunstancias ao longo dos séculos.
Passamos bem durante o que bem na República. Natural que tenhamos de sofrer as consequências do que ocorre no Mundo, mesmo que delas não tenhamos culpa. São tributos caros e indesejáveis. Todavia, inevitáveis.
Daí essa realidade sombria que domina nossos passos e nos torna mais pobres do que somos. Consequentemente mais tristes e sem esperança de dias melhores.
Inegável a contribuição valiosa que a nossa Imprensa vem dando gratuitamente à divulgação desses fatos sombrios, o que atenua um pouco nossas preocupações.
O Brasil foi descoberto por acaso. O destino das caravelas portuguesas era as Índias. A viagem foi mais breve, e o achado valioso sob vários aspectos. Nada a reclamar. Só agradecer. Mais do que urgente, chegamos à nossa Independência como Nação e hoje nos impomos pelos nossos méritos.
Dificilmente retrocederemos. Os contratempos que nos deixam momentaneamente sombrios não nos roubam a tranquilidade. Pelo contrário nos fortalecem e nos fortalecem para a natural superação, que tem sido a prática de todos os tempos.
A sentença histórica de que o brasileiro é antes de tudo um Forte, não é retórica vazia. Não. É prática de Vida e obstinação da Alma brasileira. A nossa História de lutas e vitórias é a consagração de uma Luta sem fim. Nada nos afastará dessa obstinação histórica. É prática de Vida e que tem sido transmitida através de gerações, e mesmo que os dias se tornem sombrios o brasileiro não se entrega. Faz da Luta seu maior Princípio e da rebeldia seu maior Legado.
Assim é e assim será!
Evaldo Gonçalves é da APL e do IHGP
Faça um comentário