Por Evaldo Gonçalves: Campinenses Insuperáveis

Evaldo Gonçalves
Não somente os Tropeiros da Borborema entenderam, de logo, o destino superior de Campina Grande, em se tornar uma Capital Regional, impondo-se ao Nordeste Brasileiro. Não só econômica. Mas, desta feita, Culturalmente. Com a criação da Fundação Universidade Regional.do Nordeste, Edvaldo Souza do Ó dar o grande salto para a conquista do Futuro.
Antes dele, Lynaldo Cavalcanti havia criado a Faculdade de Engenharia de Campina Grande, integrante da Universidade Federal, com sede na Capital do Estado. No caso da Universidade Regional do Nordeste, Edvaldo do O abria as Portas do Futuro para um contingente incalculável de Jovens. Com tal Salto, Campina Grande se tornava, juntamente com João Pessoa e Recife, Centro Universitário respeitável.
Participei desse Momento Histórico de Campina Grande, construindo a Faculdade de Administração na tentativa de melhorar a mão de obra especializada em importante área, reconhecida por Celso Furtado como ponto de gargalo no desenvolvimento do Nordeste brasileiro, A par dessa iniciativa, se impunha a melhoria dos nossos quadros docentes, com envio de professores para São Paulo, Rio de Janeiro, e também para o Exterior.
Segundo aquele ilustre Economista, um dos Fundadores da SUDENE, essa ausência de Técnicos Especializadosrespondia pelo retardamento do Desenvolvimento do Nordeste Brasileiro. Daí a pressa na Fundação de Escolas de Administração no Nordeste, e, enquanto tal mão de Obra não se formava, haja o envio para outros Estados e até para o Exterior.
Edvaldo do Ò percebeu tal carência e mandamos pela FURN professores para a necessária especialização: Ariosto Sales; Cristovam Limeira; Arlindo Almeida, dentre outros. O fato é que a visão superior de Edvaldo do Ò e Celso Furtado viram mais longe do que o necessário. Campina Grande e o Nordeste brasileiro muito lucraram com tal Visão do Futuro.
Da minha parte, regozijo-me com tal participação, e, certamente o fato colaborara para a minha participação da Secretário da Administração da Prefeitura de Campina e do Estado da Paraíba, Taisexperiências valeram, igualmente, para o exercício de seis mandatos de Secretário de Estado, nas áreas Municipal, e Estadual.
Evaldo Gonçalves é da APL e IHGP
Faça um comentário