Pacientes são transferidos após incêndio em hospital do Recife
Um princípio de incêndio deixou sem luz o Hospital Geral de Areias, localizado no bairro da Estância, na Zona Oeste do Recife. O fogo atingiu a unidade geradora de energia do local na noite da quinta-feira (19), segundo a Secretaria Estadual de Saúde, e 12 pacientes precisaram ser transferidos para outras unidades (veja vídeo acima).
Como o hospital permanecia sem energia elétrica na manhã desta sexta-feira (20), os atendimentos da emergência e do ambulatório foram suspensos, apontou a secretaria. Pacientes que chegavam para consultas foram orientados a voltar para casa.
“Vim buscar meus exames. Fiz aqui no mês passado e marcaram para pegar aqui no dia 20. Está tudo fechado, não tem nada funcionando. A gente não sabe nem quando a gente vai voltar para pegar esse resultado”, contou a dona de casa Janete Silva.
A estudante Letícia Lima também foi ao local e não conseguiu atendimento. “Eles disseram que estava pegando fogo e que só ia atender depois de amanhã. Eu vou ter que ou procurar outro hospital ou voltar para casa e esperar”, afirmou.
Imagens recebidas pelo WhatsApp mostraram fumaça próxima à unidade de saúde, localizada na Avenida Recife. Funcionários contaram à TV Globo, nesta sexta-feira (20), que o incêndio começou por volta das 21h30.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas não chegaram a outras áreas do hospital e o fogo foi extinto ainda na noite da quinta. A unidade geradora fica na área externa da unidade saúde, em um prédio separado do principal.
A secretaria informou, em nota, que uma equipe de engenharia da pasta foi designada para avaliar as condições do local e tomar as providências cabíveis para restabelecer a energia e o atendimento o quanto antes.
Sobre os pacientes transferidos, a SES afirmou que “nenhum foi atingido pelo incêndio ou fumaça. Insumos que precisavam de refrigeração também foram removidos do local”.
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou, em nota, que o fornecimento de energia do Hospital Geral de Areias foi suspenso em decorrência do defeito nas instalações interna da unidade.
“Apesar se tratar de a manutenção ser de responsabilidade do hospital, a Celpe está dando o suporte técnico necessário. O suprimento será imediatamente restabelecido assim que forem concluídas as manutenções internas e o hospital apresente condições seguras”, apontou a companhia.
Hospital
O Hospital Geral de Areias atua em casos de baixa e média complexidade, realizando, mensalmente, cerca de 3,5 mil atendimentos de emergência clínica, 3 mil na emergência pediátrica, 950 na emergência odontológica e 3,5 mil consultas no ambulatório, de acordo com a SES.
O HGA também é referência em atendimento na área geriátrica e oferece o Programa de Atenção ao Idoso (PAI), com atividades educativas, recreativas e sociais para cerca de 500 participantes.
As especialidades oferecidas no local são cirurgia geral, cirurgia de buco maxilofacial, clínica médica, dermatologia, gastroenterologia, fisioterapia, ginec
Faça um comentário