Tiquinho Soares vive expectativa do Tianjin na final da Copa da China
Tiquinho Soares está apenas em sua primeira temporada no futebol chinês, mas já vive uma jornada bastante intensa vestindo a camisa do Tianjin Teda. No campeonato nacional, o time conseguiu evitar o rebaixamento para a segunda divisão, enquanto isso, na Copa da China, a briga é na parte de cima. Afinal, a equipe está a um passo de voltar a decisão depois de nove anos, quando conquistou a sua última taça no país. Em meio a tudo isso, o paraibano vai se adaptando e buscando um feito para lá de importante em solo asiático.
Foi no fim do mês de setembro que Tiquinho Soares decidiu trocar o Porto pelo Tianjin Teda, numa transferência avaliada em 6 milhões de euros (pouco mais de 38 milhões de reais na cotação atual), segundo o jornal português “A Bola”. Naquela época, o time vivia uma situação difícil no Campeonato Chinês, lutando contra o rebaixamento. Meses depois, aquele cenário ficou para trás, o clube se livrou da queda.
Agora a missão é outra, o Tianjin Teda é semifinalista da Copa da China, na qual está encarando o forte time do Jiangsu Suning, do atacante brasileiro Alex Teixeira, que conquistou o Campeonato Chinês da temporada. O primeiro jogo da semifinal já aconteceu, foi no último sábado, e terminou empatado em 1 a 1, em Jiangsu.
Neste sábado, tem o segundo desafio, agora em Tianjin. Os donos da casa vão em busca de despachar os campeões nacionais e tentar seguir para a decisão. Na outra semifinal, o Shandong Luneng goleou o Wuhan Zall por 5 a 0 fora de casa e se aproximou da vaga.
Sobre todos esses capítulos que viveu nos dois primeiros meses de futebol chinês, Tiquinho afirmou que tem considerado tudo muito positivo e espera coroar com a vaga na decisão da copa.
Eu acho que está sendo proveitoso aqui na China. Tivemos bons jogos, bons resultados. Primeiro conseguimos nos manter na primeira divisão, agora conseguimos a classificação para a semifinal da Copa da China. Procurando sempre ajudar os companheiros e o clube a buscar a vitória.
— disse Tiquinho Soares.
Se conseguir se classificar para a finalíssima, o Tianjin Teda vai buscar o bicampeonato da Copa da China. A última e única vez que o time foi vencedor dessa competição foi em 2011, quando, curiosamente, bateu o Shandong Luneng. Agora o cenário é bem diferente, o futebol do país começou a investir pesado na modalidade, contratou jogadores de renome, incluindo o próprio Tiquinho Soares, que está em fase de adaptação.
Aos 29 anos, Tiquinho Soares disputou seis jogos com a camisa do Tianjin Teda, marcando em duas oportunidades. O camisa 18 sabe que todo o processo leva tempo, porém, deseja concluir a sua primeira temporada com um título importante.
– A gente fica feliz em chegar à China e, em pouco tempo, disputar uma semifinal. É um momento proveitoso. Eu espero que a gente possa fazer mais um grande jogo e conseguir a vaga na final. Estamos todos felizes e prontos – decretou o atacante.
Antes de chegar ao futebol chinês, Tiquinho conquistou títulos importantes pelo Porto, como o bicampeonato português e uma Supertaça de Portugal.
Faça um comentário