MOÍDOS DA REDAÇÃO: Vacinas da Índia e Oxford estarão prontas para distribuição na tarde de sábado
O governo indiano autorizou a exportação de dois milhões de doses de vacinas prontas, para serem embarcadas em Mumbai, segundo a Fiocruz. Assim, a previsão de chegada das vacinas do país é para a tarde desta sexta-feira, ficando prontas para a distribuição no sábado. A logística de distribuição fica sob responsabilidade do Ministério da Saúde.
Conforme a instituição, as vacinas devem chegar no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 17h40min, mas ainda não se tem informações a respeito da quantidade de doses e de quando os imunizantes chegariam ao RS.
Vacina de Oxford
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou, na noite desta quinta-feira (21/1), que os dois milhões de doses da vacina de Oxford/Astrazeneca importados da Índia estarão prontos para distribuição no sábado (23), à tarde. Caberá ao Ministério da Saúde realizar a distribuição, o que deve ocorrer entre sábado e domingo, segundo a Fiocruz.
As vacinas devem chegar em solo brasileiro, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na nesta sexta-feira, às 17h40.
Checagem
Antes de liberar as doses, a fundação, responsável pela qualidade da vacina no país, verificará as condições de segurança para aplicação. Trata-se de procedimento obrigatório antes de liberar a remessa à distribuição aos estados, em obediência às normas regulatórias.
A vacina importada da Índia tem características diferentes da CoronaVac, imunizante do laboratório chinês Sinovac, produzido no Brasil em parceria com o Instituto Butantan. Enquanto a CoronaVac exige o armazenamento da metade das doses para a segunda aplicação, a orientação técnica da vacina da Oxford é utilizar a totalidade dos dois milhões de unidades neste momento, pois o intervalo entre uma dose e outra é de três meses.
Faça um comentário