Refinaria Cênica de Monteiro é premiada em diversos editais
A Cia Teatral Refinaria Cênica vem há mais de 15 anos levando a cultura monteirense através de oficinas e espetáculos teatrais dentro e fora da Paraíba. A Cia já ganhou vários prêmios em vários festivais teatrais, desta vez, a Cia foi premiada no Edital Federal: FUNARTE RespirArte, no Edital Estadual no Prêmio Lourdes Ramalho da Lei Aldir Blanc) e também no Edital Municipal relacionado a Lei Aldir Blanc.
No edital da Funarte – RespirArte – A Cia inscreveu o Monólogo O Coração Delator, Interpretado pelo ator Gilson Alves, que teve o trabalho exposto à comissão julgadora através de um vídeo do espetáculo. Já no edital Lourdes Ramalho, a Cia foi contemplada pela VídeoBiografia do Grupo. Por fim, a nível municipal a Refinaria lançou uma proposta para uma Oficina Teatral para alunos da zona rural, que será realizada após a volta às aulas após a pandemia.
Para Gilson Alves, um dos integrantes da Cia Teatral, a importância na participação destes editais é de suma importância para o crescimento da Cia. “Nós pudemos através do nosso exemplo, motivar demais grupos de teatro e de dança de Monteiro, a se inscreverem em editais culturais que surgiram durante a pandemia do COVID-19. Estas inscrições surgiram como forma de esperança e novas perspectivas dentro das dificuldades encontradas neste período, houve um fortalecimento dos grupos culturais, estímulo de inovação quando a ‘cultura parou’”, disse o ator.
A Cia
A Cia Teatral Refinaria Cênica foi fundada em Monteiro-PB pelo Teatrólogo Marcos Freitas em 1998 que também foi ator, diretor e escreveu vários textos teatrais, entre eles: Assim caminha a humanidade, Raízes em Chamas e João Barriga Verde. Marcos era Natural de Varas – PE e radicado na cidade de Garanhuns, também no mesmo estado.
Em 1998, Marcos Freitas juntamente com atores e atrizes da cidade de Monteiro, montaram a Cia Teatral Refinaria Cênica. Durante 10 anos ele dirigiu o tradicional espetáculo a Paixão de Cristo e juntamente com o Movimento Cultural de Monteiro, montou a Mostra de Teatro e Dança do Cariri.
A Cia Teatral hoje é formada pelos integrantes: Diretor: César Lima – Atores: Gilson Alves, Karla Fernanda, Jesse Marçal, Rafael Ferreira, e Sonoplasta/Iluminação: Ricardo Cavalcante.
Faça um comentário