Exposições celebram o carnaval de João Pessoa em lugares turísticos
Neste ano, não tem carnaval em João Pessoa, mas quatro exposições estão abertas em pontos turísticos da cidade, para homenagear a festa pessoense. O Casarão 34 traz a história das escolas de samba da capital; a Casa da Pólvora conta com a exposição ‘Abre Alas Cultural’ para relembrar o Folia de Rua. No Hotel Globo, esculturas, pinturas e outras obras de artes produzidas por tribos indígenas de João Pessoa estão expostas; e, na Bica, uma mostra homenageia as Ala Ursas.
Escolas de samba
A exposição ‘Samba e Memória’, composta por figurinos, troféus, fotografias e as bandeiras, mostra um pouco da história das escolas de samba do Carnaval Tradição de João Pessoa. A mostra começou nessa quinta-feira (11) e segue até dia 28, no Casarão 34, localizado no Centro Histórico da cidade.
No espaço, será apresentada a produção artística das escolas Independente de Mandacaru, Malandros do Morro, Pavão de Ouro, Império do Samba e Unidos do Roger, que foi a campeã do Carnaval de 2020 com uma homenagem à ativista cultural Fernanda Benvenutty, que morreu no dia 2 de fevereiro de 2020, poucos dias antes do Carnaval.
Samba e Memória
Exposição – Casarão – Samba e Memória;
Local: Casarão 34 – Praça Dom Adauto;
Horário: das 8h às 17h, de segunda a sábado.
Folia de Rua
A exposição ‘Abre Alas Cultural’ faz um resgate histórico do carnaval de rua através da exposição de máscaras, trajes e estandartes que representam mais de 40 blocos da cidade, entre eles, As Virgens de Tambaú, Cafuçu, Melhor Idade, Portadores da Folia, Muriçocas do Miramar, Anjo Azul, Jaguaribe Folia e Acorde Miramar.
A mostra está aberta desde sexta-feira (12), no Centro Cultural Casa da Pólvora, onde segue até o dia 28. No espaço, é possível conhecer um pouco da história do Folia de Rua através de símbolos de antigos carnavais.
No local, o visitante também pode conhecer máscaras produzidas por artistas plásticos como Antônio Vinagre e Dadá Venceslau, além de trajes e indumentárias do estilista e coreógrafo Maurício Germano.
Abre Alas Cultural
Exposição – Abre Alas Cultural;
Local: Centro Cultural Casa da Pólvora;
Horário: das 9h às 18h, de segunda a sábado.
Ala Ursas
Até o dia 28 de fevereiro, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, mostra a seus visitantes um pouco mais sobre a cultura das Ala Ursas. No local, uma exposição temática com vestimentas e estandartes utilizados pelos grupos em desfiles de anos anteriores no carnaval de João Pessoa está disponível para visitação.
O intuito da exposição, que está localizada na área central do parque, é resgatar e homenagear os mestres do período carnavalesco. Durante o período da mostra, representantes dos grupos das Ala Ursas vão conversar com os visitantes, contando suas histórias.
Ala Ursas
Exposição – Ala Ursas;
Local: Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica);
Horário: de terça a sábado, das 8h às 12h e 13h às 17h.
Tribos indígenas
O Hotel Globo abriu duas exposições, com mais de 30 obras de artistas locais entre esculturas, pinturas e desenhos de arte contemporânea e criações das Tribos Indígenas, que são tradição no carnaval pessoense. As obras ficam expostas até o dia 28.
A mostra foi divida em dois ambientes. Um deles, abraça a exposição ‘Todas as Tribos’ que exibe nove estandartes, entres eles, os das Tribos Indígenas campeãs do Carnaval Tradição de 2020: Africanos, Tabajaras e Tupi Guarany. Além de cocares, vestimentas, adereços de flechas, instrumentos de batuque, gravuras e desenhos.
No outro salão, 15 obras de arte contemporânea estão expostas. Entre elas esculturas, desenhos e pinturas dos artistas Chico Ferreira, Delon Almeida, Marcelo Moscheta, Maria Helena Magalhães, Tiffanie Podeur, Tadeu Lira, Aurora Caballero, Walton Hoffman e Jurandir Maciel.
Todas as Tribos
Exposição – Todas as Tribos;
Local: Hotel Globo;
Horário: das 8h às 17h30.
Faça um comentário