Novo Fair Play Financeiro da Uefa prevê teto salarial e “rebaixamento” de clubes nas ligas europeias

Um novo fair play financeiro deve ser adotado em breve pela Uefa para as próximas temporadas. O novo sistema de regras deve ser implementado no dia 7 de abril e será mais rigorosa quanto às punições. Nasser Al-Khelaifi, presidente do Paris Saint-Germain e da Associação de Clubes Europeus (ECA), avaliou o novo sistema durante uma assembleia geral realizada nesta segunda-feira.
— A UEFA incorporou muitos comentários da ECA, feitos em nome de todos os 240 clubes, incluindo como as novas regras devem ser simples, justas, transparentes e aplicáveis. Aguardamos a implementação do novo sistema em breve — complementou Al-Khelaifi.
Segundo o The New York Times, uma das mudanças será na regra de controle de prejuízo. Antes, era permitido um déficit de 30 milhões de euros, acumulado por até três anos, excluindo gastos com categorias de base, infraestrutura e futebol feminino. Agora, o novo limite será de 60 milhões de euros, levando em consideração, porém, todas as despesas.
Além disso, a Uefa deve adotar um teto salarial baseado no valor arrecadado pelo clube. As equipes não poderão gastar mais de 70% de sua renda a partir de 2025. Com um período de adaptação, os valores devem corresponder à 90% das receitas de 2023 e, em 2024, à 80%.
Quanto às dívidas, a Uefa deve ser mais rigorosa. O clube que tiver com pendências financeiras será obrigado a reduzir sua dívida em 10% a cada ano. A medida afeta diretamente o Barcelona, que acumula cerca de 1,3 bilhão de euros em dívidas.
Caso as novas regras não sejam cumpridas, punições financeiras ou esportivas poderão ser aplicadas pela entidade. Times poderão ser “rebaixados” da Ligas dos Campeões para a Liga Europa, por exemplo. Além disso, multas, perda de pontos e eliminação das competições europeias também estão entre as sanções previstas.
O primeiro sistema de controle financeiro foi criado na Alemanha em 1962, junto com a Bundesliga, com o objetivo de tentar evitar a falência dos clubes. O sistema da própria Uefa está em vigor desde 2011 e é aplicada às equipes que disputam as competições continentais.
Faça um comentário