Devotos fazem procissão marítima em homenagem a São Pedro, em João Pessoa

As festividades do dia de São Pedro iniciam nesta terça-feira (28) em João Pessoa com uma carreata e também procissão marítima. De acordo com João Domingos da Silva, organizador da procissão há 20 anos, está prevista para o dia de hoje uma carreata e amanhã a barqueata conduzindo a imagem de São Pedro da praia da Penha até a igreja de São Pedro pescador em Tambaú.
Durante o trajeto acontece uma parada na enseada da praia do Cabo Branco, local onde o pescador José do Nascimento sobreviveu a um naufrágio que originou a procissão marítima, onde é rezado um terço em agradecimento a São Pedro pela graça alcançada.
Na Penha, a imagem passa a noite na casa de um dos pescadores locais, na Vila dos Pescadores e no dia 29 à tarde acontece a procissão marítima levando a imagem de São Pedro em direção ao Largo da Gameleira, em Tambaú. De lá os pescadores vão a pé até a igreja de São Pedro Pescador onde será celebrada uma missa.
História – A procissão nasceu de uma promessa do pescador José Nascimento, que sobreviveu a um naufrágio na praia do Cabo Branco e prometeu realizar uma procissão todos os anos. Com a morte do pescador, o presidente da Associação dos Moradores da Praia da Penha, decidiu manter a tradição.
A parte profana na festa acontece com muito forro pé de serra, comidas e danças típicas durante toda a noite na Vila dos Pescadores.
Faça um comentário