O limpador de piscina que se tornou uma estrela dos vídeos satisfatórios do TikTok

Uma das categorias mais diversas dos astros do TikTok são os “influenciadores de limpeza” — agrupados sob o termo inglês “cleanfluencers” —, que publicam vídeos com tarefas aparentemente repetitivas, um tanto maçantes, mas extremamente satisfatórias. São limpadores de tapetes, calçadas e até de lápides de cemitério.
Tal nicho não é exclusividade do mercado internacional. O limpador de piscina Rhuan Félix — 25 anos e morador de Juiz de Fora (MG) — acumulou 2,3 milhões de seguidores na rede social, e outros 634 mil no Instagram, seguindo a mesma fórmula.
Nos vídeos, o profissional mostra uma piscina imunda e narra cada passo do longo processo para deixá-la limpa. O sucesso não demorou a vir, e hoje alguns vídeos dele ultrapassam 10 milhões de visualizações.
A carreira de piscineiro começou em 2017, numa época em que enfrentava dificuldades para arrumar emprego e queria se casar. Foi aí que ele começou a aprender o ofício da família.
“Minha família é uma família de piscineiros e surgiu uma vaga para eu trabalhar junto com meu tio. Eu aceitei, fui aprendendo aos poucos e hoje já tenho os meus próprios clientes”, conta Rhuan, em entrevista.
E foi também em família que o salto para o sucesso começou. Assim como os milhões de seguidores de Rhuan no TikTok, a esposa dele, Keilla, gostava muito de ver o processo de aspiração da piscina. Foi aí que surgiu a ideia de gravar os procedimentos com um nível razoável de detalhes.
“Quando tinha clientes com piscinas muito sujas, eu gravava o processo todo de limpeza e ela amava, adorava a sensação de satisfação no processo de aspiração”, conta Rhuan.
Algum tempo depois veio o primeiro viral: uma gravação do passo a passo para limpar uma piscina atingida por parte de um barranco. “Jamais imaginei que o processo de limpeza poderia gerar tanto engajamento”, afirma o limpador. E há um ano e cinco meses, o Rhuan piscineiro também se tornava estrela da internet.
“Quando conheci o perfil do thep00lguy, eu percebi que tinha muita gente que gostava de ver limpeza de piscinas e comecei a explorar mais os detalhes satisfatórios que o público gostava. Hoje somos parceiros e já produzi conteúdos reagindo a alguns casos de piscinas bem sujas que ele pegou”, diz Rhuan.
A combinação dos processos repetitivos de limpeza, o som da água limpando as bordas sujas, a aspiração e o resultado formam uma espécie de ASMR visual irresistível e viciante.
Para melhorar, esse tipo de vídeo satisfatório casa perfeitamente com a duração curta das produções do TikTok. Mais ou menos como as publicações da comunidade r/oddlysatisfying/, do Reddit, com seis milhões de integrantes.
“Aí entra a parte de ser sensível, eu vejo o que mais chama atenção dos ”amantes de piscina” (seguidores) e insiro na edição dos vídeos”, revela Rhuan.
Ainda que as gravações sejam extremamente satisfatórias, um questionamento comum de quem assiste aos vídeos de Rhuan é: por que não esvaziar uma piscina suja inteira em vez de limpá-la? Em um dos vídeos, o limpador responde — e nos lembra da importância da profissão dele.
O sucesso fez Rhuan ser chamado para trabalhos intensos. Um dos mais notórios é naquela que ele chamou de “a piscina mais difícil” que ele já limpou na vida, que necessitou de sete tratamentos para ficar limpa.
Segundo Rhuan, não foi um caso isolado. “Trabalhar com piscinas mais rurais é sempre surpreendente e, às vezes, pode ser perigoso. Já encontramos cobra, gambá, cavalo bebendo água, macaco e alguns animais perigosos como aranhas e escorpiões.”
Em parte, essa presença selvagem ocorre porque Rhuan limpa piscinas de residências afastadas das cidades.
Obviamente, a satistação com o trabalho e o sucesso são maiores que os riscos. “O maior segredo é ser sensível e atento ao que o seu público quer e espera de você”, completa o influenciador.
https://www.instagram.com/reel/Cfm4voXAMNN/?utm_source=ig_embed&ig_rid=48144f74-50d7-46c0-9465-ca734405d343
Faça um comentário