Barcelona vai receber 100 milhões de euros por venda de ativos digitais

O Barcelona confirmou nesta segunda-feira a venda de 24,5% da empresa Barça Studios para a “Socios.com”. A companhia compreende ativos digitais do clube, como conteúdo audiovisual, fan tokens e criptomoedas. Ao todo, o Barcelona vai receber 100 milhões de euros (cerca de R$ 530 milhões na cotação atual).
Esta é a segunda das alavancas financeiras planejadas pelo clube para aumentar as receitas na temporada e, assim, poder inscrever novos reforços para o elenco. A operação foi aprovada pelos sócios do Barcelona em outubro do ano passado.
– Tínhamos autorização para vender 49%, mas fizemos por 25% com o “Socios.com”. O Barça Studios envolve fan tokens e o metaverso do Barcelona. É uma venda definitiva, não poderemos recuperar esta parte de maneira alguma. Mas é a chegada de um novo parceiro, que entra com 100 milhões de euros – disse o presidente do Barcelona, Joan Laporta.
O Barcelona já tinha uma parceria desde 2020 com a “Socios.com” para a venda de fan tokens relacionados ao clube.
– Este acordo vai aumentar a habilidade do Barcelona em entregar produtos digitais aos fãs e construir novas fontes de receita sustentáveis a longo prazo – afirmou Paco Roche, diretor da “Socios.com”.
Antes de vender parte do Barça Studios, o Barcelona já havia negociado 25% de seus direitos de transmissão de televisão para um grupo americano. Estima-se que o clube recebeu cerca de 400 milhões de euros pela operação.
Até o momento, o Barcelona gastou 153 milhões de euros em contratações de novos jogadores – é o clube europeu que mais investiu na atual janela. Por enquanto, porém, a diretoria ainda não abriu espaço suficiente para inscrever nomes como Raphinha, Lewandowski e Koundé para a disputa das competições da próxima temporada.
Faça um comentário