Prazo curto, Palmeiras deve deixar reforços para o mata-mata do Paulista
- 8 de fevereiro de 2023
O Palmeiras é o único invicto do Paulistão, acabou de vencer a Supercopa e vive boa fase na temporada, mas nada disso deixa de lado a discussão sobre reforços para o elenco. Acontece que eles ainda devem demorar a chegar. Com prazo curto para inscrições na fase de grupos do estadual, o clube considera improvável a concretização de alguma negociação nesta semana. Dessa forma, novos nomes devem ficar para o mata-mata ou até mesmo para outras competições.
Como a reportagem mostrou na última terça-feira, o prazo para o Verdão inscrever novos atletas no Paulistão termina nesta sexta (10). Ou seja, a diretoria teria menos de três dias para fechar um acordo, correr com os trâmites burocráticos e fazer o registro nas entidades competentes. Tudo isso já seria complicado se as negociações estivessem avançadas, pior ainda sem status.
Neste momento, segundo apurou a reportagem, não há jogadores “engatilhados” para serem anunciados pelo Palmeiras, nem mesmo há conversas em estágio avançado. Nos bastidores, fontes dizem que o clube segue sondando o mercado de olho em dar o “tiro certo”. Vários nomes têm sido monitorados e consultados sobre suas situações, mas sem propostas ou negativas.
O interesse da comissão técnica segue sendo em um substituto para Danilo, considerado um desafio bem difícil pela qualidade que tinha o Cria da Academia. Muitos nomes foram descartados por conta desse motivo, mas já se admite a chegada de algum nome que não tenha exatamente as mesmas características do atual jogador do Nottingham Forest-ING. A experiência com Zé Rafael e Gabriel Menino tem sido bem avaliada, o que dá margem para se pensar em alternativas parecidas.
Há também o foco em um jogador de ataque que atue pela ponta esquerda, posição considerada carente no elenco. Apesar de contar com jovens que poderiam suprir essa lacuna, a intenção é ter um jogador “pronto” para disputar lugar no time. Michael, do Al Hilal-SAU, e Luiz Araújo, do Atlanta United-EUA, são os nomes mais quentes nos bastidores, porém sem grandes avanços nos papos.
Assim, fica muito difícil pensar que o Palmeiras fecharia alguma contratação nesta semana. A ideia é que esses novos jogadores possam chegar para as quartas de final do Paulistão, quando abrirá uma nova janela de inscrições no estadual até o dia 10 de março. Também não é certeza que esses reforços disputem a competição paulista, pois a prioridade é ter o elenco fortalecido para a Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. Até lá, o clube segue com sua cautela no mercado.
Vale lembrar que além de perder Danilo, para Nottingham Forest-ING, o Verdão já havia ficado sem Gustavo Scarpa, que foi para o mesmo clube inglês (ficou livre no mercado). Sem contar os empréstimos de Jorge, para o Fluminense e de Merentiel, para o Boca Juniors-ARG, e a venda de Wesley, para o Cruzeiro. Até aqui, o Alviverde é o único dos grandes de São Paulo que não contratou.