Padilha diz que o governo Lula quer melhorar articulação com Congresso
- 3 de junho de 2023
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse, nessa sexta-feira (2), em São Bernardo do Campo (SP), que o governo vai trabalhar para melhorar a articulação com o Congresso Nacional.
Vamos sempre trabalhar para melhorar [a articulação]. O que não muda é a disposição do diálogo, garantiu. Esse é um governo que não cria conflito e que não cria guerras desnecessárias, como era feito pelo governo anterior [de Jair Bolsonaro], acrescentou.
Segundo o ministro, a meta é trabalhar para continuar montando o governo e a base política. Isso será feito, segundo ele, com diálogo, inclusive com partidos que se declaram de oposição, mas que têm contribuído muito para as votações do governo.
O governo sempre ouve as críticas e as demandas que possam aparecer, sempre com muita humildade. Esse é um governo que ouve, busca trabalhar e aprimorar o que tiver que ser aprimorado, explicou. E é com essa postura que vamos buscar trabalhar e continuar aprovando projetos que são prioritários ao governo, acrescentou ele.
Nesta semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou a falta de articulação e disse que havia uma insatisfação generalizada dos deputados federais com o governo. Não há achaque, não há pedidos, não há novas ações, o que há é uma insatisfação generalizada dos deputados e, talvez, dos senadores com a falta de articulação do governo, e não de um ou outro ministro, disse Lira.
Disposição para o diálogo
Em resposta a essa fala de Lira, o ministro reforçou que o governo está sempre disposto a dialogar. Sempre digo que aqui não tem marinheiro de primeira viagem. Mar tranquilo não faz bom marinheiro. Nós sempre ouvimos todos os posicionamentos dos presidentes das duas Casas [Câmara e Senado] e dos parlamentares com muita humildade, e o governo precisa sempre dialogar, ouvir os líderes da base e da oposição, disse Padilha, ao participar de um evento no Sindicato dos Metalúrgicos.
Apesar das críticas que o governo vem recebendo, o ministro disse que a semana se encerrou bem. Para ele, foram positivos os resultados que o país obteve sobre emprego, sobre crescimento de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano e sobre a Medida Provisória que reestrutura a Esplanada dos Ministérios, que foi aprovada pelo Congresso. Foi uma semana positiva para o Brasil, disse Padilha.