Advogado filmado agredindo namorada em elevador é preso em João Pessoa

  • 17 de outubro de 2023

Foi preso na manhã desta terça-feira (17), o advogado José César Cavalcanti, filmado agredindo a namorada dentro do elevador de um condomínio do bairro do Bessa, em João Pessoa no dia 28 de setembro deste ano. A delegada Cláudia Germana explicou que foi montada uma campana durante dois dias para efetuar a prisão dele, que se deu por força de um mandado de prisão por agressão. Ela acrescentou que além da violência física, ele chegou a coagir testemunhas: “Pensamos que era um fato isolado do elevador, mas havia outros fatos. Ele também ameaçou testemunhas e representamos pela prisão dele, que aconteceu hoje. Ele não esboçou reação. Ele apenas não queria ser filmado e nem falar com a imprensa”, disse ela.

Entre as testemunhas ameaçadas pelo advogado, estão o síndico e o zelador do condomínio em que a violência ocorreu.

O mandado de prisão preventiva foi expedido antes de ontem e desde então os policiais civis foram a vários endereços, alguns deles comerciais e não encontraram José.  Hoje de manhã ele foi preso no apartamento onde mora, no Bessa.

A mulher que teve o cabelo puxado pelo advogado não quis formular queixa e até minimizou o que houve, reforçando o que o próprio José César havia dito de que ele apenas tinha tentado tomar algo que estava com ela.

Mesmo sem a manifestação da moça contra o agressor, as imagens fornecidas pelo condomínio foram suficientes para que José fosse processado. Uma lei paraibana prevê o seguinte: “Ficam os condomínios residenciais, conjuntos habitacionais e congêneres obrigados a comunicar à Delegacia Especializada de Defesa da Mulher ou ao Conselho Tutelar a ocorrência sobre casos de agressões domésticas contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos no âmbito do Estado da Paraíba”.

José César Cavalcanti Neto é natural de Patos, mas mora em João Pessoa. Ele teve seu registro na OAB suspenso por causa da conduta, considerada incompatível com o desempenho ético na profissão. A solicitação para isso foi feita pela Rede de Sororidade da OAB/PB.

Compartilhe

Comente