Como sonho de ser maior artilheiro da Holanda pode impedir ida de Memphis Depay ao Corinthians
- 5 de setembro de 2024
O Corinthians tenta convencer Memphis Depay a aceitar o projeto de atuar no Brasil pelas próximas duas temporadas. A missão, no entanto, não é das mais fáceis.
Aos 30 anos e com mercado na Europa, Memphis tem como grande objetivo da carreira voltar a ser convocado pela seleção da Holanda. O atacante ficou fora da última lista justamente por estar sem clube.
Segundo maior artilheiro da história da seleção holandesa, Memphis tem o sonho de ultrapassar Van Persie e se tornar o goleador máximo do seu país. Quatro gols separam a dupla na lista de jogadores com mais gols pela Holanda.
A vinda para o Brasil pode selar o fim das chances do jogador em ser convocado pelo técnico Ronald Koeman. O treinador deixou clara a sua insatisfação com a troca de clube de outro nome que vinha atuando ao lado de Depay na Holanda.
Steven Bergwijn, de 26 anos, trocou o Ajax pelo Al-Itthad, da Arábia Saudita. A mudança de país não agradou ao treinador da seleção da Holanda, que afirmou que não irá mais convocar o atacante.
– Bergwijn vai para a Arábia Saudita aos 26 anos. É evidente que isto nada tem a ver com ambição desportiva. O livro dele na seleção está fechado. Ele provavelmente sabe que eu o diria — disse Koeman.
A declaração do treinador usando o exemplo de um colega de seleção pode colaborar para uma permanência do jogador na Europa. Depay acredita que pode perder a chance de seguir atuando pela Holanda caso opte por um clube do Brasil.
A relação de Memphis Depay com o Brasil passa por uma cozinheira brasileira que trabalha com o jogador, que gostou do país durante a disputa da Copa do Mundo de 2014. O atacante está produzindo um documentário sobre a sua vida com um profissional brasileiro.
Internamente, a direção alvinegra está otimista com a possibilidade de contratar o atacante. Inicialmente, Depay não se mostrou animado em jogar no Brasil, mas nos últimos dias acabou mudando de ideia pelo projeto apresentado pelo Corinthians.
Além da proposta do Brasil, Depay estuda sondagens de clubes da Arábia Saudita, México e do futebol espanhol.
Revelado pelo PSV, da Holanda, Memphis Depay passou por Manchester United, Lyon, Barcelona e Atlético de Madrid. Em toda a carreira, o atacante soma 436 jogos e 160 gols marcados.
Depay foi contratado pelo Atlético de Madrid em janeiro de 2023, depois de perder espaço no Barcelona comandado por Xavi Hernández. No time madrilenho, o holandês disputou 40 jogos, anotando 13 gols e três assistências, e participou da campanha até as quartas de final da Champions League 2023/24.
Depay disputou as Copas do Mundo de 2014 e 2022, somando nove jogos e três gols marcados, além de duas edições da Eurocopa (2021 e 2024), com dez jogos disputados e três gols.