Clube da Premier League é multado em R$ 5 milhões após críticas contra o VAR

  • 11 de outubro de 2024

O Nottingham Forest foi multado em 750 mil libras (aproximadamente R$ 5,5 milhões) e advertido por má conduta em relação a uma publicação em uma rede social criticando o árbitro após a derrota na Premier League para o Everton na temporada passada, informou a FA (Associação Inglesa de Futebol) nesta sexta-feira (11).

O Forest demonstrou indignação após ter tido três pedidos de pênalti negados na derrota por 2 a 0 e, minutos depois do jogo, emitiu uma declaração na plataforma de mídia social X acusando o assistente de vídeo (VAR) Stuart Attwell de ser um torcedor do Luton Town.

Na época, o Forest estava envolvido em uma batalha de rebaixamento com o Luton, mas a equipe acabou terminando em 17º, enquanto o Luton caiu. O Forest disse que apelaria da decisão da FA.

“Três decisões erradas, três pênaltis não dados. Isso é algo que não podemos aceitar. Nós avisamos à PGMOL (órgão responsável pela arbitragem da Premier League) antes do jogo que o VAR é torcedor do Luton, mas não trocaram. Nossa paciência foi testada vária vezes. O Nottingham Forest agora vai avaliar suas opções”, publicou o clube inglês.

Posicionamento da Associação Inglesa de Futebol

“O clube negou que os comentários postados nas redes sociais impliquem preconceito e/ou questionem a integridade dos árbitros da partida e/ou do árbitro de vídeo e/ou desacreditem o jogo”, disse a FA em um comunicado. “Uma Comissão Reguladora independente concluiu que a acusação foi comprovada após uma audiência e impôs sanções ao clube”.

A FA disse que nenhum outro clube profissional jamais violou seus regulamentos elaborados para controlar o uso das mídias sociais dessa maneira, descrevendo-o como um ataque público à integridade de um árbitro em uma “escala sem precedentes”.

“Nem mesmo os redatores da regra poderiam ter previsto uma violação dessa natureza por um clube profissional”, disse.

Eles também disseram que as preocupações de Forest antes da partida “ficaram muito aquém de um pedido” para que Attwell se recusasse.

O Nottingham pediu que a multa fosse suspensa, mas a FA rejeitou o pedido.

“Estamos particularmente preocupados que a FA, em suas alegações, tenha buscado uma sanção ‘superior a 1 milhão de libras’”, disse Forest em um comunicado. “Acreditamos que esse pedido, juntamente com a multa subsequente, é totalmente desproporcional e o clube apelará da decisão”.

Compartilhe

Comente