Cariri Cangaço Imprimir E-mail
03 de Agosto de 2009
Seminário sobre o Cangaço reúne Pesquisadores, historiadores, escritores, documentaristas e cineastas

O Cariri cearense, a partir das cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha; irá receber, de 22 a 26 do mês de setembro de 2009, o I Seminário Cariri Cangaço.

Pesquisadores, historiadores, escritores, documentaristas e cineastas, estarão no triângulo do Crajubar, discutindo um dos fenômenos mais controversos da história do nordeste brasileiro e suas implicações e ligações com a história de nossa gente.

O encontro se realizará nas três principais cidades do cariri cearense, com palestras, discussões, estudo do tema, oficinas, apresentações artístico-culturais e visitas técnicas aos principais cenários da história cangaceira no Cariri e no estado no Ceará, se configurando como uma das maiores mesas de debates itinerante do país sobre o fenômeno Cangaço.

O evento, capitaneado pela SBEC e os três principais municípios do Cariri está sendo construído por equipes de trabalho, formadas pelas três prefeituras e em conjunto com a Universidade Regional do Cariri – URCA, Instituto Cultural do Cariri – ICC, grupo técnico da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC e do Instituto Cultural Lusófono - ICL; trabalham firme na realização do maior evento do gênero, já realizado no país, e contam com o apoio do ICVC – Instituto Cultural do Vale do Cariri e do Instituto Pró-Memória.

Duas noites em Crato, duas noites em Juazeiro do Norte, uma noite em Barbalha e uma manhã em Missão Velha, marcarão as discussões; durante o dia a organização do evento programa visitas técnicas a vários sítios históricos do cangaço na região: a exemplo da fazenda Serra do Mato, Fazenda Piçarra, a Fonte da Pendência, a Fazenda Guaribas, Fazenda Padre Cícero, além de muitos outros locais, palcos da famosa e polemica visita de Virgulino Ferreira, o Lampião; a Juazeiro do Norte, Barbalha, Jardim, Jati, Porteiras, Aurora, Missão Velha e Brejo Santo.

Teremos ainda uma intensa agenda de visitas aos principais pontos turísticos do Cariri, como o Memorial de Patativa do Assaré, o Memorial do Homem Cariri – Casa Grande em Nova Olinda; o Memorial, o Horto e a casa de Padre Cícero; o Sítio Histórico do Caldeirão do Deserto do Beato Zé Lourenço, além de visitas ao Centro de Artesanato Mestre Noza, à Lira Nordestina, ao Museu de Fósseis de Santana e à Oficina de Expedito Celeiro, um dos maiores artesãos em couro de todo o Nordeste, à Chapada do Araripe e às Cachoeiras de Missão Velha.

Será realizado o maior concurso de redação da região, inédito por reunir alunos dos três municípios, sob o tema: Lampião no Ceará – Verdades e Mentiras; os vencedores além de terem suas redações apresentadas durante o evento terão as mesmas, incluídas na publicação de um livro contendo os anais do evento.

Durante o Cariri Cangaço estão programadas oficinas de Cordel, Xilogravura, Xaxado e ainda oficina de criação e produção de curta-metragem.

A Universidade Regional do Cariri – URCA através do IMAGO, promoverá uma grande mostra de documentários, curtas e longas-metragens sobre o tema cangaço, além de coordenar o recebimento e análise de trabalhos acadêmicos que estarão sendo propostos para um grande painel sobre o assunto; e o Instituto Cultural do Cariri – ICC promoverá uma grande exposição de livros e revistas, como também uma exposição do acervo do grande escritor, radicado em Crato, Hilário Lucetti, já o Instituo Cultural Lusófono promoverá uma exposição sobre a manifestação cultural portuguesa dos "Caretos", berço dos conhecidos "Caretas" nordestinos, além de um Tributo a Zé do Telhado (famoso bandoleiro português).

O evento terá também a LATADA DE LIVROS, espaço para lançamentos, exposição e comercialização de obras relacionadas à temática.

Já são presenças confirmadas no I Seminário Cariri Cangaço: Pesquisador e Escritor Antônio Amaury Correa de Araújo, Professor Lemuel Rodrigues Silva, Escritor Alcino Costa, Dr. Honório de Medeiros, Poeta Kydelmir Dantas, Escritor Paulo Gastão, Escritor e Poeta José Peixoto Junior, Escritor Ângelo Osmiro, Documentarista Aderbal Nogueira, Dr. Carlos Elydio Araujo, Escritor Iaperi Araújo, Dr. Napoleão Tavares Neves, Dr. Magérbio de Lucena, Dr. Leandro Cardoso Fernandes, Historiador Daniel Walker, Escritor João de Sousa Lima, Escritor Antônio Vilela, Dr. Assis Timóteo, Comendador Francisco Mariano, Escritor Anildomá Willians, Professor Francisco Pereira, Escritora Vilma Maciel, Cineasta Wolney Oliveira, Dr. Carlos Eduardo Gomes, Professor Jairo Luis, Escritora Célia Magalhães, Dr. Sérgio Dantas, Historiador Armando Rafael, Dr. Ivanildo Silveira, Escritor e Poeta Paulo Moura, Cineastra Wilton Dedê, Pesquisadores Manuel e Assis Nascimento, Escritor Cicinato Ferreira Neto, Dra. Francisca Gomes, Historiadora Diana Lopes, Cineasta Jackson Bantim, Dr. Múcio Procópio, Dr. Inácio de Loyola, Pesquisador Francisco da Chagas Nascimento, Professor José Carlos Cacau; dentre outros.

Ainda no ano de 2009, no mês de Dezembro o CARIRI CANGAÇO estará promovendo o lançamento do DVD CARIRI CANÇADO, documentário produzido pela Laser Vídeo, contendo o desenvolvimento de todo o evento, com as palestras, depoimentos, visitas técnicas e as apresentações artístico-culturais, como também apresentando os municípios parceiros, teremos também o lançamento do Livro CARIRI CANGAÇO, contendo os anais do evento.

O CARIRI CANGAÇO também contará com o vital apoio do SEBRAE, SESC E BNB CULTURAL.

Curadoria e Coordenação Geral: Manoel Severo Gurgel Barbosa.
MANOEL SEVERO GURGEL BARBOSA (085. 32241647 / 085. 88371965)
RUA JOSÉ VILAR, 1187 BLOCO C AP 901 MEIRELES FORTALEZA,CE  60125.000

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Vitrine do Cariri




  Seja o primeiro a comentar este artigo.
Comentários em RSS
 
SALÃO DE ARTESANATO DA PARAÍBA

 
Ricardo Coutinho abre 21º Salão de Artesanato da Paraíba na orla de João Pessoa
EM SÃO JOÃO DO CARIRI

 
Prefeito Marcone Medeiros emite portaria suspendendo todos os atos realizados pelo vice-prefeito
CONFRATERNIZAÇÃO EM MONTEIRO

 
Prefeitura de Monteiro promove palestra e confraternização com funcionários municipais
PROGRAMA SOCIAL EM MONTEIRO

 
Câmara de Vereadores de Monteiro aprova criação do Programa Renda Mínima
PT estadual aprova resolução que permite participação no governo RC II
O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores aprovou, em sua...
Repasse do FPM para municípios da Paraíba é insuficiente, diz Famup
O repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é...
Consumidor vai pagar mais por energia elétrica a partir de janeiro
A tarifa de energia elétrica deverá ficar mais cara para o consumidor...
Volume de água em Boqueirão cai 42 mi de metros cúbicos
O volume de água do açude Boqueirão reduziu em 42 milhões de metros cúbicos nos últimos 10 meses. O manancial abastece dez cidades da região Agreste do Estado, incluindo Campina Grande. Em fevereiro...
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 8 milhões na quarta
Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena no sorteio do concurso nº 1663, realizado na noite deste sábado (20) em São João do Piauí (PI). O próximo concurso da Mega-Sena, que acontece na...
Radialista diz que foi agredido na covardia em Sumé
Diante de nota publicada neste sábado (20), na Coluna Cariri, dando conta de acusações feitas pelo ex-vereador Ivandro Produções contra o radialista Lindemberg Tavares, o profissional de imprensa deu...
Prefeitura de Monteiro cria programa de Renda Mínima que beneficia famílias carentes do município

http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/cabecalho_01.jpg

http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/241x68.jpg

http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/caririweb%20logomarca%20%281%29.jpg

Hemocentro recebe torcedores no Dia ‘D’ da Campanha Sangue Corinthiano
O Hemocentro da Paraíba recebeu, durante todo o sábado (20), a...
Criança e adolescente são vítimas de bala perdida durante tiroteio na Paraíba
Um tiroteio em uma das comunidades da cidade de Sapé, na Zona da Mata...
Paraibanos são 'viciados' em internet e passam mais de 6h por dia conectados à rede
A televisão ainda é o principal meio de comunicação no Brasil, mas os...
Deputados sertanejos divergem quanto à eleição da Mesa Diretora da ALPB
Dois deputados eleitos para a próxima legislatura da Assembleia...
Presidente Dilma Rousseff decide reavaliar ministério após lista da Petrobras
A presidente Dilma Rousseff decidiu reavaliar os nomes que irão...
Comerciante reage a assalto e sofre disparo de arma de fogo na Capital paraibana
O proprietário de um depósito de bebidas de cerca de 30 anos foi...
Anísio espera que as matérias sejam mais debatidas na próxima legislatura
O deputado Anísio Maia (PT) fez uma avaliação das atividades...
Vigilância Sanitária apreende alimentos irregulares em supermercado de JP
A Vigilância Sanitária de João Pessoa apreendeu aproximadamente 1...
TJ rejeita recurso de Netinho e Reginaldo Pereira continua na Prefeitura de Santa Rita
O desembargador José Ricardo Porto rejeitou, na tarde desta...
http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/241x68.jpg

http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/241x68.jpg

http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/241x68.jpg

'VICIADOS'

Brasileiro passa mais tempo na internet do que vendo TV
A televisão ainda é o principal meio de comunicação no Brasil, mas os brasileiros já passam mais tempo navegando na internet do que na frente da TV. A informação está na Pesquisa de Mídia Brasileira...

TENTATIVA DE FUGA

Tentativa de fuga de presos é frustrada na PB
Três presos tentaram fugir na tarde deste sábado (20), do Presídio Padrão da Cidade de Santa Rita, na Grande João Pessoa. A fuga foi iais (Gpoe) foi acionado e vai realizar uma operação pente fino...

ELEIÇÕES NA ALPB

Gervásio sobre eleição na AL: "Chapas estão mantidas"
O deputado estadual Gervásio Maia (PMDB), um dos principais articuladores da conjuntura que poderá ascender o colega Adriano Galdino (PSB) à condição de presidente da Assembleia Legislativa da...
Rômulo recebe diploma no TRE e participa de ação beneficente da LBV
Deputado federal eleito, Rômulo Gouveia foi diplomado na tarde desta...
Aposentada é achada morta em casa e pode ter sido estuprada na Paraíba
Uma aposentada de 82 anos foi achada morta na manhã deste sábado...
Banda Magníficos lança projeto de verão no Lovina neste sábado
A banda paraibana Magníficos aporta no Lovina neste sábado (20), para...
“Deixei de ser deputado em 2004”, diz Ricardo sobre eleição da ALPB
Apesar de fazer várias críticas a relação da Assembleia Legislativa...
Ruy Carneiro se despede da Câmara com sentimento de dever cumprido
O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB-PB) apresentou um balanço...
Paraíba notifica 322 novos casos de AIDS
De janeiro a novembro de 2014, foram registrados 322 novos casos de Aids na Paraíba. O maior número de notificações é entre os homens, com 231 casos, enquanto 91 mulheres foram diagnosticadas com o...
Briga em jogo de dominó pode ter motivado crime na PB
Um homem de 59 anos foi assassinado a tiros, dentro da casa onde residia, na tarde desta sexta-feira (19), no bairro de Cruz das Armas, Zona Oeste de João Pessoa. O crime ocorreu na rua São Salvador,...
S. S. do Umbuzeiro realiza 1º Batizado de Capoeira
Foi realizado em São Sebastião do Umbuzeiro, o 1º Batizado de capoeira do Serviço De Convivência E Fortalecimento De Vínculo SCFV, antigo PETI, com troca de cordas, entregas de carteirinhas,...
Ex-presidiário é morto a tiros no Cariri
Um homicídio foi registrado nesta sexta-feira (19) no Distrito de Santa Maria no município de São João do Tigre. A vítima foi o ex-presidiário Gilcelio da Silva, residente em Jataúba/PE.
LOA 2015 é reprovada pela Câmara de Juazeirinho
Sessão da Câmara de vereadores de Juazeirinho foi bastante movimentada na noite desta quinta-feira(19), a principal PL da noite a LOA 2015 foi reprovada por 7 dos 11 vereadores.
Sudema classifica 52 praias da PB como próprias ao banho
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) classificou 52 praias do litoral paraibano como apropriadas para o banho. A qualidade da água varia entre excelente, muito boa e...
MP quer barrar retorno de 600 PMs afastados
A Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público da Paraíba (MPPB) ingressou na última quinta-feira, 18, com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o parágrafo 14 do artigo...
Nardes confirma que Vital será empossado na segunda
O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro João Augusto Nardes confirmou na tarde desta sexta-feira (19), que a posse do senador Vital do Rêgo Filho como ministro daquela Corte ocorre...
Motocicleta é furtada no município de Monteiro
Foi furtada na madrugada desta sexta-feira (19), na cidade de Monteiro, uma motocicleta de placa KLE 6179m Ano 2009 de Bezerros – PE. A moto pertencia ao jovem Rodolfo Silva, residente no Alto São...
 

DESTAQUE DO MÊS

Festa do Caminhoneiro terá como atração A banda FORRÓ PEGADO
ccongo
SSU
Câmara Monteiro
Camalau
Pousada dos Poemas
Câmara Sumé
Prefeitura de sume
carrossel2010
Moveletro

Enquete

Quem você acha que será o futuro (a) presidente da Assembleia Legislativa?
 

TV VITRINE

Sandra Belê - Lelê
------------------------

Comentarios

Falta de dignidade humana absurdo!!!!!!!
Vergonha Romulo de Souse Marinho! Pessoas com seu problema t...
Leia mais...
Por jadir

desabafo
estou muito triste com a cidade onde nasci,estou com uma her...
Leia mais...
Por romulo de sousa marinho

50854113/99
Falando em CAGEPA,esta companhia e uma vergonha generalizada...
Leia mais...
Por cesar borges

E iso ai dotor marinho o senho merece e um anjo parabens :...
Leia mais...
Por juliana almeida

© Copyright Marcos Mangueira 2013 - Todos os direitos reservados.