Cariri Cangaço Imprimir E-mail
03 de Agosto de 2009
Seminário sobre o Cangaço reúne Pesquisadores, historiadores, escritores, documentaristas e cineastas

O Cariri cearense, a partir das cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha; irá receber, de 22 a 26 do mês de setembro de 2009, o I Seminário Cariri Cangaço.

Pesquisadores, historiadores, escritores, documentaristas e cineastas, estarão no triângulo do Crajubar, discutindo um dos fenômenos mais controversos da história do nordeste brasileiro e suas implicações e ligações com a história de nossa gente.

O encontro se realizará nas três principais cidades do cariri cearense, com palestras, discussões, estudo do tema, oficinas, apresentações artístico-culturais e visitas técnicas aos principais cenários da história cangaceira no Cariri e no estado no Ceará, se configurando como uma das maiores mesas de debates itinerante do país sobre o fenômeno Cangaço.

O evento, capitaneado pela SBEC e os três principais municípios do Cariri está sendo construído por equipes de trabalho, formadas pelas três prefeituras e em conjunto com a Universidade Regional do Cariri – URCA, Instituto Cultural do Cariri – ICC, grupo técnico da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC e do Instituto Cultural Lusófono - ICL; trabalham firme na realização do maior evento do gênero, já realizado no país, e contam com o apoio do ICVC – Instituto Cultural do Vale do Cariri e do Instituto Pró-Memória.

Duas noites em Crato, duas noites em Juazeiro do Norte, uma noite em Barbalha e uma manhã em Missão Velha, marcarão as discussões; durante o dia a organização do evento programa visitas técnicas a vários sítios históricos do cangaço na região: a exemplo da fazenda Serra do Mato, Fazenda Piçarra, a Fonte da Pendência, a Fazenda Guaribas, Fazenda Padre Cícero, além de muitos outros locais, palcos da famosa e polemica visita de Virgulino Ferreira, o Lampião; a Juazeiro do Norte, Barbalha, Jardim, Jati, Porteiras, Aurora, Missão Velha e Brejo Santo.

Teremos ainda uma intensa agenda de visitas aos principais pontos turísticos do Cariri, como o Memorial de Patativa do Assaré, o Memorial do Homem Cariri – Casa Grande em Nova Olinda; o Memorial, o Horto e a casa de Padre Cícero; o Sítio Histórico do Caldeirão do Deserto do Beato Zé Lourenço, além de visitas ao Centro de Artesanato Mestre Noza, à Lira Nordestina, ao Museu de Fósseis de Santana e à Oficina de Expedito Celeiro, um dos maiores artesãos em couro de todo o Nordeste, à Chapada do Araripe e às Cachoeiras de Missão Velha.

Será realizado o maior concurso de redação da região, inédito por reunir alunos dos três municípios, sob o tema: Lampião no Ceará – Verdades e Mentiras; os vencedores além de terem suas redações apresentadas durante o evento terão as mesmas, incluídas na publicação de um livro contendo os anais do evento.

Durante o Cariri Cangaço estão programadas oficinas de Cordel, Xilogravura, Xaxado e ainda oficina de criação e produção de curta-metragem.

A Universidade Regional do Cariri – URCA através do IMAGO, promoverá uma grande mostra de documentários, curtas e longas-metragens sobre o tema cangaço, além de coordenar o recebimento e análise de trabalhos acadêmicos que estarão sendo propostos para um grande painel sobre o assunto; e o Instituto Cultural do Cariri – ICC promoverá uma grande exposição de livros e revistas, como também uma exposição do acervo do grande escritor, radicado em Crato, Hilário Lucetti, já o Instituo Cultural Lusófono promoverá uma exposição sobre a manifestação cultural portuguesa dos "Caretos", berço dos conhecidos "Caretas" nordestinos, além de um Tributo a Zé do Telhado (famoso bandoleiro português).

O evento terá também a LATADA DE LIVROS, espaço para lançamentos, exposição e comercialização de obras relacionadas à temática.

Já são presenças confirmadas no I Seminário Cariri Cangaço: Pesquisador e Escritor Antônio Amaury Correa de Araújo, Professor Lemuel Rodrigues Silva, Escritor Alcino Costa, Dr. Honório de Medeiros, Poeta Kydelmir Dantas, Escritor Paulo Gastão, Escritor e Poeta José Peixoto Junior, Escritor Ângelo Osmiro, Documentarista Aderbal Nogueira, Dr. Carlos Elydio Araujo, Escritor Iaperi Araújo, Dr. Napoleão Tavares Neves, Dr. Magérbio de Lucena, Dr. Leandro Cardoso Fernandes, Historiador Daniel Walker, Escritor João de Sousa Lima, Escritor Antônio Vilela, Dr. Assis Timóteo, Comendador Francisco Mariano, Escritor Anildomá Willians, Professor Francisco Pereira, Escritora Vilma Maciel, Cineasta Wolney Oliveira, Dr. Carlos Eduardo Gomes, Professor Jairo Luis, Escritora Célia Magalhães, Dr. Sérgio Dantas, Historiador Armando Rafael, Dr. Ivanildo Silveira, Escritor e Poeta Paulo Moura, Cineastra Wilton Dedê, Pesquisadores Manuel e Assis Nascimento, Escritor Cicinato Ferreira Neto, Dra. Francisca Gomes, Historiadora Diana Lopes, Cineasta Jackson Bantim, Dr. Múcio Procópio, Dr. Inácio de Loyola, Pesquisador Francisco da Chagas Nascimento, Professor José Carlos Cacau; dentre outros.

Ainda no ano de 2009, no mês de Dezembro o CARIRI CANGAÇO estará promovendo o lançamento do DVD CARIRI CANÇADO, documentário produzido pela Laser Vídeo, contendo o desenvolvimento de todo o evento, com as palestras, depoimentos, visitas técnicas e as apresentações artístico-culturais, como também apresentando os municípios parceiros, teremos também o lançamento do Livro CARIRI CANGAÇO, contendo os anais do evento.

O CARIRI CANGAÇO também contará com o vital apoio do SEBRAE, SESC E BNB CULTURAL.

Curadoria e Coordenação Geral: Manoel Severo Gurgel Barbosa.
MANOEL SEVERO GURGEL BARBOSA (085. 32241647 / 085. 88371965)
RUA JOSÉ VILAR, 1187 BLOCO C AP 901 MEIRELES FORTALEZA,CE  60125.000

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Vitrine do Cariri




  Seja o primeiro a comentar este artigo.
Comentários em RSS
 
NO MUNICÍPIO DE GURJÃO

 
Prefeitura paga novembro e 13º a efetivos, comissionados e contratados dentro do mês trabalhado
NOVAS DIRETRIZES

 
Secretário garante que Ricardo Coutinho terá um perfil de um Governo com mais investimentos e de obras estruturantes
DESCASO NO CARIRI ORIENTAL

 
Açude Boqueirão sofre com agrotóxicos, irrigação clandestina e pesca com explosivos
AUDIÊNCIA COM O PROCASE

 
Prefeitura de Monteiro confirma apoio a evento com rendeiras do Cariri
Governo prorroga campanha de vacinação contra pólio e sarampo
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde...
Campeonato Monteirense de Veteranos 2014 define semi finalistas
O Campeonato Monteirense de Veteranos 2014 entra em sua reta...
Municípios da Paraíba recebem R$ 53,1 milhões do FPM nesta sexta-feira
As 223 prefeituras paraibanas recebem hoje R$ 53.139.872,98...
Prefeitura de Monteiro recupera estradas e perfura cacimbas
A Prefeitura de Monteiro intensificou os serviços na zona rural na recuperação das estradas vicinais, principalmente as que se encontram com difícil acesso no tráfego de veículos e pedestres.
Presidente da ALPB reúne 15 deputados durante encontro
Quem pensa que o atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Ricardo Marcelo (PEN), está acompanhado o processo de eleição da mesa diretora da ALPB de longe, está muito...
Bandidos assaltam residência de idoso no Cariri
Uma dupla armada com revólver agiu no início da noite desta quinta-feira (27) na zona rural de Caraúbas. A vítima foi o senhor Inácio Ferreira Sobrinho, de 75 anos, que reside no Sítio Monte Alegre....
Deputado João Henrique diz que oposição de Monteiro vive de politicagem e não tem projetos
http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/cabecalho_01.jpg

http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/241x68.jpg

http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/caririweb%20logomarca%20%281%29.jpg

Diplomação dos eleitos nas eleições de 2014 ocorrerá no Espaço Cultural em JP
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) decidiu nesta...
STF confirma descanso de 15 minutos para trabalhadoras antes de jornada extra
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (27) validar o Artigo...
Mulher pede para a Justiça obrigar o marido a mostrar mensagens do Whatsapp
Desconfiada de traição, uma mulher entrou na justiça de Santa...
Campeonato Monteirense de Futsal de 2014 contou com rodada movimentada
Dois jogos fecharam nesta quarta-feira, 26, a rodada do Campeonato...
Polícia Federal incinera cerca de 150 kg de drogas em fábrica de cerâmica na PB
Cerca de 150 kg de drogas foram incineradas em uma fábrica de...
Secretário rebate denúncias do Conselho de Direitos Humanos sobre presídio do Róger
O secretário da Administração Penitenciária, Walber Virgolino,...
Homens são assassinados a tiros durante reforma de casa no Sertão da Paraíba
Dois homens foram assassinados a tiros na manhã desta sexta-feira...
Proposta orçamentária de 2015 é o desafio mais imediato, diz Barbosa
Nelson Barbosa, indicado oficialmente para assumir o Ministério do...
Atletas paraibanos ganham 11 medalhas nos Jogos Paralímpicos
Os atletas da Paraíba começaram bem as disputas dos Jogos...
http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/241x68.jpg

http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/241x68.jpg

http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/241x68.jpg

NO LITORAL PARAIBANO

Sudema classifica 52 praias como próprias ao banho
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) classificou 52 praias do litoral paraibano como apropriadas para o banho. A qualidade da água varia entre excelente, muito boa e...

POR UNANIMIDADE

Walter Aguiar é eleito superintendente do Sebrae
O Conselho Deliberativo do Sebrae-PB elegeu, por unanimidade, no inicio da tarde desta sexta-feira (28), o executivo Walter Aguiar como diretor-superintendente; Luiz Alberto, como diretor técnico; e...

REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartaxo deverá anuncia reforma na próxima semana
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), deverá anuncia na próxima semana, a reforma administrativa no Executivo da Capital paraibana. Cartaxo deverá substituir os ocupantes das secretarias...
Irmão de Dias Toffoli é um dos acusados por desvio de R$ 57 milhões
O Ministério Público Federal denunciou nesta quinta-feira cinco...
Agentes Comunitários do município de Juazeirinho recebem tablets
Os ACS ganharam uma nova ferramenta de trabalho. A Secretaria...
Pelé é transferido para ‘unidade de cuidados especiais’ de hospital
O ex-jogador Pelé, de 74 anos, foi transferido nesta quinta-feira...
Em Brasília: RC defende que PSB construa agenda positiva para o país
O governador Ricardo Coutinho (PSB), membro da executiva nacional do...
Governo da Paraíba inaugura rodovia PB-075 que interliga municípios
O Governo da Paraíba inaugurou, nesta quarta-feira (26), a...
Criança nasce com dois pênis e dois ânus na Paraíba
Uma criança com dois pênis e dois ânus, nascida em Campina Grande, na Paraíba, pode ser o primeiro caso já registrado no Brasil. O bebê nasceu no Instituto Elpídio Ameida (Isea), na noite desta...
Homem é encontrado morto com cabeça queimada no Cariri
O vendedor ambulante e autônomo, Edmilson Gonçalves, de 49 anos, foi encontrado morto, na manhã desta quinta-feira (27), na saída do município de Taperoá, no Cariri Paraibano. O corpo do vendedor foi...
Secretário assegura que Juazeirinho terá o NASF I
Durante entrevista na Rádio Independente do Cariri, IND FM, o Secretário de Saúde, Fábio Roberto confirmou que o município foi contemplado com o Programa NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família),...
Serra Branca – Maus vereadores apoiam malfeitos
O município de Serra Branca tem uma meia dúzia de maus vereadores. São maus, não apenas porque apóiam incondicionalmente o prefeito Dudu “Marasmo” Torreão, dando-lhe sustentação nos malfeitos. Se...
'Novatos' do PSDB têm apoio do PSC na disputa da mesa na AL
O deputado eleito Renato Gadelha (PSC) reafirmou, na noite desta quinta-feira (26), que se integra ao bloco de oposição na Assembleia Legislativa. Ele participou de uma reunião com deputados...
Morre em Sumé o professor Robson Rafael
Faleceu na madrudaga desta quinta-feira (27), no Hospital Alice de Almeida, na cidade de Sumé, o professor e desportista Robson Rafael, aos 57 anos de idade, vítima de um câncer no fígado.
Campanha contra febre aftosa será encerrada neste domingo
A vacinação contra febre aftosa na Paraíba prossegue até o domingo (30). A campanha, iniciada no dia 1º de novembro, vacinou cerca de 30 mil animais em sua primeira semana. A expectativa do Governo...
Monteiro promoverá curso de unhas em gel
A Prefeitura de Monteiro, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estará promovendo o curso de unhas em gel e serão oferecidas 10 vagas.
Vereadora protesta e tira a calcinha na tribuna
A vereadora Lucimara Passos (PCdoB) tirou uma calcinha do bolso e mostrou aos seus colegas durante o seu discurso na Câmara Municipal da cidade de Aracaju (SE), nessa última terça-feira(25).
 

DESTAQUE DO MÊS

MOVELETRO comemora aniversário em novembro com preços super baixos. Confira:
SSU
ccongo
Camalau
Câmara Sumé
Câmara Monteiro
Moveletro
Prefeitura de sume
Pousada dos Poemas
carrossel2010

Enquete

Quem você acha que será o futuro (a) presidente da Assembleia Legislativa?
 

TV VITRINE

Sandra Belê - Lelê
------------------------

Comentarios

Professor
Descanse em paz professor.So tenho ótimas lembraças da sua p...
Leia mais...
Por amorim

Cada eleição tem sua história
Cada eleição tem suas peculiaridades! Exemplo: Toinho do Sop...
Leia mais...
Por Jarbas Murilo (Serra Branca)

Robson Rafael
Robson era um cara competente, honesto e inteligente mas tin...
Leia mais...
Por Carlos Antonio

Banho de Gelo
Com esta nota, o Deputado João Henrique dá um verdadeiro ban...
Leia mais...
Por Manoel Mineiro dos Santos

© Copyright Marcos Mangueira 2013 - Todos os direitos reservados.