Cariri Cangaço Imprimir E-mail
03 de Agosto de 2009
Seminário sobre o Cangaço reúne Pesquisadores, historiadores, escritores, documentaristas e cineastas

O Cariri cearense, a partir das cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha; irá receber, de 22 a 26 do mês de setembro de 2009, o I Seminário Cariri Cangaço.

Pesquisadores, historiadores, escritores, documentaristas e cineastas, estarão no triângulo do Crajubar, discutindo um dos fenômenos mais controversos da história do nordeste brasileiro e suas implicações e ligações com a história de nossa gente.

O encontro se realizará nas três principais cidades do cariri cearense, com palestras, discussões, estudo do tema, oficinas, apresentações artístico-culturais e visitas técnicas aos principais cenários da história cangaceira no Cariri e no estado no Ceará, se configurando como uma das maiores mesas de debates itinerante do país sobre o fenômeno Cangaço.

O evento, capitaneado pela SBEC e os três principais municípios do Cariri está sendo construído por equipes de trabalho, formadas pelas três prefeituras e em conjunto com a Universidade Regional do Cariri – URCA, Instituto Cultural do Cariri – ICC, grupo técnico da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC e do Instituto Cultural Lusófono - ICL; trabalham firme na realização do maior evento do gênero, já realizado no país, e contam com o apoio do ICVC – Instituto Cultural do Vale do Cariri e do Instituto Pró-Memória.

Duas noites em Crato, duas noites em Juazeiro do Norte, uma noite em Barbalha e uma manhã em Missão Velha, marcarão as discussões; durante o dia a organização do evento programa visitas técnicas a vários sítios históricos do cangaço na região: a exemplo da fazenda Serra do Mato, Fazenda Piçarra, a Fonte da Pendência, a Fazenda Guaribas, Fazenda Padre Cícero, além de muitos outros locais, palcos da famosa e polemica visita de Virgulino Ferreira, o Lampião; a Juazeiro do Norte, Barbalha, Jardim, Jati, Porteiras, Aurora, Missão Velha e Brejo Santo.

Teremos ainda uma intensa agenda de visitas aos principais pontos turísticos do Cariri, como o Memorial de Patativa do Assaré, o Memorial do Homem Cariri – Casa Grande em Nova Olinda; o Memorial, o Horto e a casa de Padre Cícero; o Sítio Histórico do Caldeirão do Deserto do Beato Zé Lourenço, além de visitas ao Centro de Artesanato Mestre Noza, à Lira Nordestina, ao Museu de Fósseis de Santana e à Oficina de Expedito Celeiro, um dos maiores artesãos em couro de todo o Nordeste, à Chapada do Araripe e às Cachoeiras de Missão Velha.

Será realizado o maior concurso de redação da região, inédito por reunir alunos dos três municípios, sob o tema: Lampião no Ceará – Verdades e Mentiras; os vencedores além de terem suas redações apresentadas durante o evento terão as mesmas, incluídas na publicação de um livro contendo os anais do evento.

Durante o Cariri Cangaço estão programadas oficinas de Cordel, Xilogravura, Xaxado e ainda oficina de criação e produção de curta-metragem.

A Universidade Regional do Cariri – URCA através do IMAGO, promoverá uma grande mostra de documentários, curtas e longas-metragens sobre o tema cangaço, além de coordenar o recebimento e análise de trabalhos acadêmicos que estarão sendo propostos para um grande painel sobre o assunto; e o Instituto Cultural do Cariri – ICC promoverá uma grande exposição de livros e revistas, como também uma exposição do acervo do grande escritor, radicado em Crato, Hilário Lucetti, já o Instituo Cultural Lusófono promoverá uma exposição sobre a manifestação cultural portuguesa dos "Caretos", berço dos conhecidos "Caretas" nordestinos, além de um Tributo a Zé do Telhado (famoso bandoleiro português).

O evento terá também a LATADA DE LIVROS, espaço para lançamentos, exposição e comercialização de obras relacionadas à temática.

Já são presenças confirmadas no I Seminário Cariri Cangaço: Pesquisador e Escritor Antônio Amaury Correa de Araújo, Professor Lemuel Rodrigues Silva, Escritor Alcino Costa, Dr. Honório de Medeiros, Poeta Kydelmir Dantas, Escritor Paulo Gastão, Escritor e Poeta José Peixoto Junior, Escritor Ângelo Osmiro, Documentarista Aderbal Nogueira, Dr. Carlos Elydio Araujo, Escritor Iaperi Araújo, Dr. Napoleão Tavares Neves, Dr. Magérbio de Lucena, Dr. Leandro Cardoso Fernandes, Historiador Daniel Walker, Escritor João de Sousa Lima, Escritor Antônio Vilela, Dr. Assis Timóteo, Comendador Francisco Mariano, Escritor Anildomá Willians, Professor Francisco Pereira, Escritora Vilma Maciel, Cineasta Wolney Oliveira, Dr. Carlos Eduardo Gomes, Professor Jairo Luis, Escritora Célia Magalhães, Dr. Sérgio Dantas, Historiador Armando Rafael, Dr. Ivanildo Silveira, Escritor e Poeta Paulo Moura, Cineastra Wilton Dedê, Pesquisadores Manuel e Assis Nascimento, Escritor Cicinato Ferreira Neto, Dra. Francisca Gomes, Historiadora Diana Lopes, Cineasta Jackson Bantim, Dr. Múcio Procópio, Dr. Inácio de Loyola, Pesquisador Francisco da Chagas Nascimento, Professor José Carlos Cacau; dentre outros.

Ainda no ano de 2009, no mês de Dezembro o CARIRI CANGAÇO estará promovendo o lançamento do DVD CARIRI CANÇADO, documentário produzido pela Laser Vídeo, contendo o desenvolvimento de todo o evento, com as palestras, depoimentos, visitas técnicas e as apresentações artístico-culturais, como também apresentando os municípios parceiros, teremos também o lançamento do Livro CARIRI CANGAÇO, contendo os anais do evento.

O CARIRI CANGAÇO também contará com o vital apoio do SEBRAE, SESC E BNB CULTURAL.

Curadoria e Coordenação Geral: Manoel Severo Gurgel Barbosa.
MANOEL SEVERO GURGEL BARBOSA (085. 32241647 / 085. 88371965)
RUA JOSÉ VILAR, 1187 BLOCO C AP 901 MEIRELES FORTALEZA,CE  60125.000

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Vitrine do Cariri




  Seja o primeiro a comentar este artigo.
Comentários em RSS
 
ENTREGA DE SEMENTES NO CARIRI

 
Emater de Serra Branca receberá 2,4 mil quilos de sementes de sorgo para distribuir entre agricultores
PAGANDO O FUNCIONALISMO EM DIA

 
Prefeitura de Gurjão paga terço de férias a profissionais da educação do município
RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO

 
Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri anuncia resultado de Processo Seletivo
BLITZ EM MONTEIRO

 
Ministério Público consegue fazer com que blitz sejam frequentes na cidade de Monteiro
São João do Cariri realiza evento com atividades educativas em saúde
A Prefeitura Municipal de São João do Cariri-PB, através da...
Cássio cumpre promessa e começa oposição ao Governo Ricardo Coutinho
Em sua primeira entrevista após a posse do governador Ricardo...
Professores discordam de reajuste e discutem possível greve na Paraíba
Os filiados à Associação dos Professores de Licenciatura Plena se...
Cola adesiva é confundida com dinamite em Sumé
O que seriam várias bananas de dinamites encontradas no início da manhã desta quinta-feira (29), em baixo de uma ponte no município de Sumé, não passou de pacotes de cola adesiva. A polícia chegou...
João Henrique confirma voto em Adriano e Gevásio
O deputado estadual João Henrique (DEM) confirmou em contato com a reportagem, que mantém o compromisso de votar em Adriano Galdino (PSB) e Gervásio Maia (PMDB) para comandar a Assembleia...
Sumé tem pedidos atendidos por governo do estado
O prefeito doutor Neto, nesta quinta-feira (29), em reunião com o secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos, João Azevedo, mantiveram acordo para executar obras de abastecimento d'água...
Secretaria de Saúde notifica fornecedores de água de Monteiro para melhorar a qualidade do produto
http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/cabecalho_01.jpg

http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/241x68.jpg

http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/caririweb%20logomarca%20%281%29.jpg

Mortes provocada pelo vírus da aids caiu 13% na última década no País
A mortalidade provocada pelo vírus da aids caiu 13% na última...
Governo realiza mudanças nos comandos de unidades do Corpo de Bombeiros
O Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (29) trouxe...
Baianos são presos na PB com 423 bananas de dinamites e 100 kg de fertilizantes
Dois homens foram presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF)...
Detran dá prazo para autoescolas implantarem a frequência biométrica
O Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran) estabeleceu, até 30...
Prefeitura de João Pessoa anuncia a programação do Carnaval 2015; confira
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a Associação Folia de...
No Agreste: Bandidos explodem caixa eletrônico e fogem atirando para o alto
Um grupo formado por cerca de seis homens explodiu um posto de...
Lucélio Cartaxo vai a Brasília e consegue que o Porto de Cabedelo volte a operar 24h
O Porto de Cabedelo irá voltar a traçar navios 24h. A retomada do...
Presidente Dilma Rousseff apoiará projeto que torna crime a homofobia
Cobrada por movimentos sociais, a presidente Dilma Rousseff...
Sistema do Fies volta a funcionar somente para contratos já firmados
O Sistema Informatizado do Programa de Financiamento Estudantil...
http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/241x68.jpg

http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/241x68.jpg

http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/241x68.jpg

ELEIÇÃO NA ALPB

Impasse no PT divide votos para presidente da ALPB
Os deputados estaduais reeleitos do PT têm votos divergentes para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba, que acontece no próximo domingo (1º). Enquanto Anísio Maia...

POR DESVIAR VERBAS

Justiça condena ex-prefeito da PB a 4 anos de prisão
O ex-prefeito de Baía da Traição Marcos Antônio dos Santos foi condenado a quatro anos de prisão por desviar verbas públicas em favor da empresa Cobeza Construções Ltda. A sentença foi proferida...

VISITA À PARAÍBA

Presidente do STJ participa de posse da nova Mesa do TJPB
A solenidade de posse da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça da Paraíba vai contar com a presença do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Francisco Falcão, conforme...
Maior parte do fim de semana será de sol em regiões da Paraíba
A previsão indica chuvas ocasionais na faixa litorânea da Paraíba...
Cássio garante que Romero será candidato a reeleição em Campina
Principal líder do PSDB na Paraíba  e um dos responsáveis pela...
Definida programação da 4ª copa monteirense de futsal feminino
Foram definidos todos os detalhes de mais uma grande competição de...
Redução da maioridade penal é tema de debate nesta sexta no TCE-PB
A redução da maioridade penal será tema de debate nesta sexta-feira...
No domingo 27 novos senadores tomam posse, entre eles Zé Maranhão
A posse dos 27 novos senadores está marcada para as 15 horas de...
Adolescente é atingido com vários tiros em Soledade
Um adolescente de aproximadamente 17 anos, conhecido como Marquinhos, foi alvejado com vários tiros de arma de fogo por volta das 21 horas desta quarta no bairro Alto São José, na cidade de...
TRE-PB vai ouvir deputados no processo das ambulâncias
O juiz Tércio Chaves de Moura, do Tribunal Regional Eleitoral, designou para o dia 6 de fevereiro a realização de audiência a fim de ouvir as testemunhas arroladas num dos processos que pedem a...
TJPB julga inconstitucional criação do TCM-PB
Em sessão realizada nesta quarta-feira (28), O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba julgou inconstitucional a Emenda Constitucional nº 05/1994 proposta pela Assembleia Legislativa do Estado da...
Senador Raimundo Lira justifica ausência da Paraíba
O senador Raimundo Lira (PMDB), que tomou posse no Senado Federal no último dia 22 de dezembro em substituição a Vital Filho nomeado ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), justificou, nesta...
BB registra 535 mil inscritos em concurso
O Banco do Brasil registrou cerca de 535 mil inscritos no concurso para o cargo de escriturário. A seleção ofereceu 2.499 vagas em cadastro de reserva nos estados de Acre, Amapá, Amazonas, Ceará,...
Prefeitura de Ouro Velho efetua pagamento dos servidores
Pagamentos em dia e dentro do mês trabalhado são duas das marcas da gestão da prefeita Natália Lira, e prosseguindo com este modelo de trabalho positivo a Prefeitura Municipal de Ouro Velho...
Estado pagará duas folhas em fevereiro, diz secretário
Em entrevista ao programa '27 Segundos' da RCTV (canal 27 da Net digital), na noite desta quarta-feira (28), o secretário de Gestão, Planejamento e Finanças, Tárcio Handel Pessoa, assegurou...
Preço da gasolina deve aumentar R$ 0,34 na PB
O preço da gasolina deve aumentar em R$ 0,34 na Paraíba, segundo o Sindicato de Revendedores de Combustíveis e Derivados do Petróleo do Interior da Paraíba (Sindirev). O aumento se dá pela elevação...
Altas na gasolina, água e luz, economistas destacam perigos
O mês de janeiro já está na reta final e mostra um pouco do que 2015 prepara para os bolsos dos brasileiros. Na Paraíba, a conta de água fica 9,96% mais cara e a gasolina deve passar dos R$ 3,...
 

DESTAQUE DO MÊS

Prefeita de Monteiro anuncia reforma na equipe e quer gestão mais eficiente
Pousada dos Poemas
Camalau
Câmara Monteiro
carrossel2010
Câmara Sumé
Moveletro
ccongo
Prefeitura de sume
SSU

Enquete

Quem você acha que será o futuro (a) presidente da Assembleia Legislativa?
 

TV VITRINE

Sandra Belê - Lelê
------------------------

Comentarios

Blitz com mais frequentes
Por favor efetuem blitz também no município de Serra Branca,...
Leia mais...
Por Ademário Ramos

Dilma não termina mandato
Serra garante que Dilma não termina o mandato: http://www.bl...
Leia mais...
Por Jarbas Murilo (Serra Branca)

50854113/99
Ninguem aqui do nosso amado CARIRI fala desse aumento tao gr...
Leia mais...
Por cesar borges

Aqui no Amparo tbem é assim, a zona rural que o diga,se voto...
Leia mais...
Por André Gonçalves

© Copyright Marcos Mangueira 2013 - Todos os direitos reservados.