topo
Cariri Cangaço Imprimir E-mail
03 de Agosto de 2009
Seminário sobre o Cangaço reúne Pesquisadores, historiadores, escritores, documentaristas e cineastas

O Cariri cearense, a partir das cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha; irá receber, de 22 a 26 do mês de setembro de 2009, o I Seminário Cariri Cangaço.

Pesquisadores, historiadores, escritores, documentaristas e cineastas, estarão no triângulo do Crajubar, discutindo um dos fenômenos mais controversos da história do nordeste brasileiro e suas implicações e ligações com a história de nossa gente.

O encontro se realizará nas três principais cidades do cariri cearense, com palestras, discussões, estudo do tema, oficinas, apresentações artístico-culturais e visitas técnicas aos principais cenários da história cangaceira no Cariri e no estado no Ceará, se configurando como uma das maiores mesas de debates itinerante do país sobre o fenômeno Cangaço.

O evento, capitaneado pela SBEC e os três principais municípios do Cariri está sendo construído por equipes de trabalho, formadas pelas três prefeituras e em conjunto com a Universidade Regional do Cariri – URCA, Instituto Cultural do Cariri – ICC, grupo técnico da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC e do Instituto Cultural Lusófono - ICL; trabalham firme na realização do maior evento do gênero, já realizado no país, e contam com o apoio do ICVC – Instituto Cultural do Vale do Cariri e do Instituto Pró-Memória.

Duas noites em Crato, duas noites em Juazeiro do Norte, uma noite em Barbalha e uma manhã em Missão Velha, marcarão as discussões; durante o dia a organização do evento programa visitas técnicas a vários sítios históricos do cangaço na região: a exemplo da fazenda Serra do Mato, Fazenda Piçarra, a Fonte da Pendência, a Fazenda Guaribas, Fazenda Padre Cícero, além de muitos outros locais, palcos da famosa e polemica visita de Virgulino Ferreira, o Lampião; a Juazeiro do Norte, Barbalha, Jardim, Jati, Porteiras, Aurora, Missão Velha e Brejo Santo.

Teremos ainda uma intensa agenda de visitas aos principais pontos turísticos do Cariri, como o Memorial de Patativa do Assaré, o Memorial do Homem Cariri – Casa Grande em Nova Olinda; o Memorial, o Horto e a casa de Padre Cícero; o Sítio Histórico do Caldeirão do Deserto do Beato Zé Lourenço, além de visitas ao Centro de Artesanato Mestre Noza, à Lira Nordestina, ao Museu de Fósseis de Santana e à Oficina de Expedito Celeiro, um dos maiores artesãos em couro de todo o Nordeste, à Chapada do Araripe e às Cachoeiras de Missão Velha.

Será realizado o maior concurso de redação da região, inédito por reunir alunos dos três municípios, sob o tema: Lampião no Ceará – Verdades e Mentiras; os vencedores além de terem suas redações apresentadas durante o evento terão as mesmas, incluídas na publicação de um livro contendo os anais do evento.

Durante o Cariri Cangaço estão programadas oficinas de Cordel, Xilogravura, Xaxado e ainda oficina de criação e produção de curta-metragem.

A Universidade Regional do Cariri – URCA através do IMAGO, promoverá uma grande mostra de documentários, curtas e longas-metragens sobre o tema cangaço, além de coordenar o recebimento e análise de trabalhos acadêmicos que estarão sendo propostos para um grande painel sobre o assunto; e o Instituto Cultural do Cariri – ICC promoverá uma grande exposição de livros e revistas, como também uma exposição do acervo do grande escritor, radicado em Crato, Hilário Lucetti, já o Instituo Cultural Lusófono promoverá uma exposição sobre a manifestação cultural portuguesa dos "Caretos", berço dos conhecidos "Caretas" nordestinos, além de um Tributo a Zé do Telhado (famoso bandoleiro português).

O evento terá também a LATADA DE LIVROS, espaço para lançamentos, exposição e comercialização de obras relacionadas à temática.

Já são presenças confirmadas no I Seminário Cariri Cangaço: Pesquisador e Escritor Antônio Amaury Correa de Araújo, Professor Lemuel Rodrigues Silva, Escritor Alcino Costa, Dr. Honório de Medeiros, Poeta Kydelmir Dantas, Escritor Paulo Gastão, Escritor e Poeta José Peixoto Junior, Escritor Ângelo Osmiro, Documentarista Aderbal Nogueira, Dr. Carlos Elydio Araujo, Escritor Iaperi Araújo, Dr. Napoleão Tavares Neves, Dr. Magérbio de Lucena, Dr. Leandro Cardoso Fernandes, Historiador Daniel Walker, Escritor João de Sousa Lima, Escritor Antônio Vilela, Dr. Assis Timóteo, Comendador Francisco Mariano, Escritor Anildomá Willians, Professor Francisco Pereira, Escritora Vilma Maciel, Cineasta Wolney Oliveira, Dr. Carlos Eduardo Gomes, Professor Jairo Luis, Escritora Célia Magalhães, Dr. Sérgio Dantas, Historiador Armando Rafael, Dr. Ivanildo Silveira, Escritor e Poeta Paulo Moura, Cineastra Wilton Dedê, Pesquisadores Manuel e Assis Nascimento, Escritor Cicinato Ferreira Neto, Dra. Francisca Gomes, Historiadora Diana Lopes, Cineasta Jackson Bantim, Dr. Múcio Procópio, Dr. Inácio de Loyola, Pesquisador Francisco da Chagas Nascimento, Professor José Carlos Cacau; dentre outros.

Ainda no ano de 2009, no mês de Dezembro o CARIRI CANGAÇO estará promovendo o lançamento do DVD CARIRI CANÇADO, documentário produzido pela Laser Vídeo, contendo o desenvolvimento de todo o evento, com as palestras, depoimentos, visitas técnicas e as apresentações artístico-culturais, como também apresentando os municípios parceiros, teremos também o lançamento do Livro CARIRI CANGAÇO, contendo os anais do evento.

O CARIRI CANGAÇO também contará com o vital apoio do SEBRAE, SESC E BNB CULTURAL.

Curadoria e Coordenação Geral: Manoel Severo Gurgel Barbosa.
MANOEL SEVERO GURGEL BARBOSA (085. 32241647 / 085. 88371965)
RUA JOSÉ VILAR, 1187 BLOCO C AP 901 MEIRELES FORTALEZA,CE  60125.000

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Vitrine do Cariri




  Seja o primeiro a comentar este artigo.
Comentários em RSS
 
DESTAQUE NACIONAL

 
Secretário de Saúde de Súme é mais uma vez premiado nacionalmente
JORNALISTA VISIONÁRIO

 
Marcos Moura afirma que após um ano de sua morte, Ferraz Júnior é informação e opinião que não caducou  
EVENTO PRESTIGIADO

 
João Henrique e Edna Henrique confirmam presença na festa dos Melhores de Princesa Isabel
CONTAS APROVADAS NO TCE

 
Tribunal de Contas aprova contas de uma Prefeitura e duas Câmaras Municipais do Cariri
Entre Cartaxo e PSB, Durval avisa com quem vai ficar em 2016
O presidente da Câmara de Vereadores de João Pessoa, Durval...
MP processa Jota Júnior, Expedito Pereira e Sara Cabral
Em apenas seis meses (de fevereiro a julho de 2015), o...
Operação apreende 13 kg de maconha enterrada em casa na PB
Após denúncias, uma operação da Polícia Militar do Litoral Sul...
Prefeitura emite nota sobre distribuição de produto vencido
A prefeitura Municipal de Juazeirinho por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social  emitiu uma nota de esclarecimento sobre os alimentos distribuídos pelo programa “Alimento Solidário”.
Prefeitura paga salários em São João do Cariri
Os servidores municipais de São João do Cariri receberão seus vencimentos a partir desta sexta-feira(31). Mesmo diante das dificuldades enfrentadas pela gestão, o prefeito Cosme Gonçalves fez...
Flávio Henrique participa de reunião com a CONAB
O prefeito interino de Ouro Velho, Flávio Henrique, participou na última quarta-feira (29) de uma reunião com a Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, na cidade de Monteiro.
Monteiro sedia debate para implementação da Cadeia Produtiva do Mel
http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/cabecalho_01.jpg

http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/boca.jpg

http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/caririweb%20logomarca%20%281%29.jpg

Lava Jato: advogada diz que se sentiu ameaçada por integrantes da CPI
O Jornal Nacional teve uma entrevista exclusiva com uma advogada...
Juros do cheque é o maior desde 1995 e o do cartão sobe para 372% ao ano
Os juros do cheque especial tiveram nova alta em junho, e...
TRE conclui visitas às Zonas Eleitorais que terão cadastramento biométrico
Encerrado, nesta semana, o ciclo de visitas às Zonas Eleitorais...
Del Nero diz que Zico tem apoio da CBF para concorrer à Fifa
O ex-jogador Zico visitou a sede da Confederação Brasileira de...
Flu decide: Ronaldinho Gaúcho fará estreia contra o Grêmio, neste sábado
Ronaldinho Gaúcho já tem data confirmada para estrear...
Mudanças para unificar ensino no país pode incluir novas disciplinas em currículo escolar
Gerentes dos Núcleos Regionais de Educação do Estado se reuniram,...
Dilma diz a governadores que o ‘bom caminho’ é o da cooperação
Ao abrir a reunião com 27 governadores nesta quinta-feira, no...
Assembléia Legislativa discute erosão da falésia do Cabo Branco em JP
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza nesta...
Bira alfineta Tôrres e diz: "setores do PSB estão sofrendo de dor de cotovelo”
O vereador Ubiratan Pereira – Bira (PT) rebateu nesta quarta-feira...
http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/241x68.jpg

http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/241x68.jpg

http://www.vitrinedocariri.com.br/images/banners/241x68.jpg

IMPROBIDADE

Ex-prefeito de Juazeirinho é condenado pela justiça
O ex-prefeito de Juazeirinho Bevilacqua Matias e o ex-presidente da Câmara, Wellington Assis receberam uma notícia nada animadora recentemente, eles que já foram adversários ferrenhos, hoje gozam...

'PAUTA BOMBA'

Câmara Federal vota temas polêmicos após recesso
Ao retomar as atividades na próxima semana, depois de quase 15 dias de recesso branco, a Câmara dos Deputados terá uma pauta de votação com temas polêmicos como a redução da maioridade penal de 18...

SORTUDO

Apostador acerta dezenas da Mega-Sena e leva R$ 46 mi
Uma aposta de São Paulo acertou as 6 dezenas do sorteio do concurso 1.727 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (29) em Osasco (SP) e levou R$ 46.391.009,23.

Veja as dezenas...
Galdino se solidariza a Barbosa e Jeová após anúncios de afastamentos
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, representanda pelo...
Motoboy é atingido por motorista na contramão em João Pessoa
Um motoboy de 37 anos ficou ferido ao ser atingido por um carro...
UFCG rejeita propostas do governo federal e decide manter greve na PB
Os professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)...
Audiência pública em Juazeirinho debate a segurança nesta sexta-feira
A onda de violência que tem tomado conta da cidade de Juazeirinho...
Caixa eletrônico é explodido em posto de autoatendimento na Paraíba
Um caixa eletrônico foi explodido na cidade de Areial, no Agreste...
PT repudia declarações de prefeito em SB
A bancada do Partido dos Trabalhadores de Serra Branca, presidido pelo ex-prefeito Zizo Mamed, emitiu uma nota pública a respeito da anexação das comunidades de Olho D’Água do Padre, Catonho e...
Equipe do NASF realiza reunião com gestantes da Prata
A secretaria de saúde do município de Prata através do Núcleo de Apoio a Saúde das Famílias (NASF), realizou nesta quarta-feira (29), uma reunião com o grupo de gestantes do município da Prata, a...
Projeto Som na Praça de volta nesta quinta em Monteiro
A Prefeitura de Monteiro, através da secretaria de Cultura e Turismo, estará promovendo nesta quinta-feira, 30, mais uma edição Projeto Som na Praça, com apresentação da Banda Filarmônica...
Artilharia do Ruralzão de Monteiro continua em disputa
Se a disputa do título do Ruralzão promete ser alvo de muito equilíbrio, o confronto inédito entre a Ribeira e o tradicional Tinguí, a briga pela artilharia parece que vai ser um pouco mais...
Serra dos Macacos é o 'paraíso perdido' do Cariri paraibano
Uma expedição foi realizada pelo blogueiro Didi Milton e amigos, na Serra dos Macacos, localizada na Zona Rural de São Sebastião do Umbuzeiro. O lugar é um paraíso quase que inexplorado e tem a...
Prefeito de São João do Cariri realiza visita a obras
No início desta semana, o prefeito de São João do Cariri, Cosme Gonçalves, esteve fazendo uma visita as obras da Policlínica juntamente com os engenheiros da prefeitura, Gillhyane Santos e...
Padre natural de Monteiro é destaque em Picuí
Ele é natural da comunidade do Mocó. Tendo sido ordenado aos 33 anos de idade,(um pouco velho para os padrões da entrada no sacerdócio) Naelson dos Santos é vigário geral na cidade de Picuí,...
Homem comete suicídio por enforcamento no Cariri
Um idoso foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (30), no Bairro do Pilão, na cidade de Serra Branca, no Cariri do Estado. A vítima tem 62 anos e cometeu suicídio através de...
Prefeitura avalia Bode na Rua como mega sucesso
A 16ª edição do Bode na Rua chegou ao seu final neste domingo (26), mas os seus resultados ainda são contabilizados. O evento aconteceu pelo 16º ano confirmando a tradição do sucesso sendo...
 

DESTAQUE DO MÊS

Loteamento em São João do Cariri já é sucesso na região
SSU
Camalau
ccongo
Câmara Monteiro
Moveletro
Câmara Sumé
carrossel2010
Pousada dos Poemas
Prefeitura de sume

Enquete

O que você acha das blitz realizadas no Cariri?
 

TV VITRINE

Sandra Belê - Lelê
------------------------

Comentarios

Novos limites
O prefeito de Serra Branca já viu também que o limite dos do...
Leia mais...
Por Alberto Santos

50854113/99
Quem ti viu quem ver.Nau Nunes candidato ao conselho tutelar...
Leia mais...
Por saba de doda

Mulheres morrendo
Sobram veados e as mulheres morrendo sendo mortas como anima...
Leia mais...
Por Manoel Dias

Morte de mulheres
País de tantos veados e ainda matam as mulheres que temos. ...
Leia mais...
Por Antônio Juvino

© Copyright Marcos Mangueira 2013 - Todos os direitos reservados.