Sindicato veta nomeação de bolsonarista para superintendência dos Correios na Paraíba
- 28 de janeiro de 2023
O Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos na Paraíba (Sintect-PB) criticou a escolha feita pelo governo Federal de nomear Jackson Silva como o superintendente dos Correios na Paraíba. Segundo o sindicato, Jaackson é bolsonarista assumido e defende a privatização da estatal, sendo um inimigo da classe trabalhadora dos Correios.
A nomeação do novo superintendente do órgão no Estado também foi alvo de criticas por parte do presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo. Ele considerou um erro do PT nacional permitir a indicação de um bolsonarista da linha de frente de Jair Bolsonaro para assumir os Correios na Paraíba.
Segundo o senador Efraim Filho, a indicação de Jacksoin Silva foi feita pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil).
Em nota, o sindicato também firmou que não quer ocupar cargos da administração dos Correios na Paraíba, mas defende uma melhor escolha e que apenas pessoas que tenham competência técnica e compromisso social sejam nomeadas. Veja a nota completa abaixo.
Diante da nomeação do Superintendente Estadual dos Correios na Paraíba SE/PB em desacordo com o perfil adequado para nova política vigente no país, vimos por meio desta nota expor o que se segue:
Considerando que o Governo Lula foi eleito com o compromisso da defesa dos serviços públicos essenciais para toda a população brasileira, considerando que as estatais brasileiras, a exemplo dos Correios, são ferramentas importantes na prestação de relevantes serviços aos cidadãos e usuários de diversos setores da economia e da sociedade; considerando, por fim, que o Governo Lula deve nomear dirigentes para os Correios, no âmbito da SE/PB.
A diretoria do SINTECT/PB vem, perante os trabalhadores, as entidades sociais e os partidos de esquerda e signatárias da aliança vitoriosa nas eleições presidenciais de 2022, tornar pública sua posição norteada pelos pontos a seguir:
1. A diretoria do sindicato não compactua que gestores bolsonaristas assumam a gestão na direção dos Correios;
2. Que os gestores que assumirem cargos de direção nos Correios tenham compromisso em atender às reivindicações dos trabalhadores de melhorias das condições de trabalho;
3. Que os gestores que assumirem cargos tenham competência técnica e compromisso social.
A diretoria do sindicato lembra que, no passado recente, se empenhou, junto aos trabalhadores e entidades sindicais aliadas, na luta contra as privatizações da ECT e de quaisquer outras. Lembra ainda o apoio dessa união de forças à eleição do presidente Lula. Entende que o sindicato deve ter independência do governo Lula. Entretanto, o sindicato não pode deixar de alertar sobre eventuais nomeações para cargos de direção nos Correios; de inimigos da classe, que defenderam e defendem a privatização; além do fascismo e do fim da democracia no país.
Afirmamos que não pretendemos assumir nenhum cargo na direção da empresa, nem quer interferir nas indicações do Governo para cargos de gestão; porém os critérios acima mencionados devem fazer parte de um conjunto de qualidades mínimas que se espera na governança de uma empresa pública como os Correios.
DIRETORIA DO SINTECTPB
VITRINE DO CARIRI
Com Fonte83