Presidente da CPMI descarta troca da relatora Eliziane Gama

  • 19 de setembro de 2023

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, deputado Arthur Maia (União-BA), rebateu parlamentares da oposição que defendem a destituição da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) da relatoria do colegiado. Maia alegou que não tem poderes para isso e disse que se um congressista desejar perseguir esse objetivo, deve procurar o Poder Judiciário.

“Não venha dirigir a essa presidência um requerimento que vossa excelência bem sabe eu não tenho poder para decidir. Eu não tenho poder para tirar relatora, para trocar relatora […] Não é razoável querer me colocar nessa posição jogando a opinião pública contra mim“, disse Maia depois de uma fala do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) sobre suposta imparcialidade de Eliziane como relatora.

A oposição argumenta que o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias teve um suposto encontro com um assessor da senadora antes de seu depoimento no último dia 25 de agosto. Para os congressistas, no suposto encontro, foi discutido quais seriam os questionamentos feitos pela relatora ao general. Eliziane negou ter conversado com G. Dias antes da oitiva ou ter combinado perguntas. Também disse desconhecer qualquer contato de pessoas de seu gabinete com o general ou sua família.

“Apresento questão de ordem para suscitar a suspeição da relatora desta Comissão Parlamentar, a senadora Eliziane, uma vez que sua imparcialidade resta comprometida, e, por conseguinte, promover o seu afastamento para que se proceda a escolha de um novo relator”, disse Izalci.

Em resposta, a relatora afirmou que fez as mesmas perguntas para G. Dias que integrantes da oposição. “Vem essa coisa de que eu teria combinado perguntas. Vejam, o que eles estão tentando colocar aqui não se sustenta. E vão ler o que eles dizem que tem no documento, e a minha pergunta”, disse.

Compartilhe

Comente