Rio, BH, Brasília e mais duas capitais devem bater novos recordes de temperatura até quinta
- 14 de novembro de 2023
Nesta semana, pelo menos cinco capitais devem alcançar o recorde de temperatura máxima do ano no Brasil, de acordo com informações do Climatempo. Teresina (PI), Brasília (DF), Campo Grande (MT), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ) devem renovar as máximas até quinta-feira (16).
Os termômetros devem atingir a marca de 43ºC, com registros de até 11ºC acima da média em cidades localizadas no Centro-Oeste.
É a quarta vez só no segundo semestre do ano que o Brasil enfrenta uma onda de calor. Segundo os meteorologistas, o calor esperado para novembro será ainda mais intenso do que o registrado em agosto, setembro e outubro.
Nesta segunda-feira (13), São Paulo (SP) registrou, pelo segundo dia seguido, a maior temperatura do ano, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas). A capital paulista teve média foi de 37,8°C, e a previsão é que novos recordes ocorram durante a semana.
No início desta semana, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou um novo alerta de “grande perigo” para 15 estados e o Distrito Federal.
Destes, as cidades de Teresina (PI), Brasília (DF), Campo Grande (MT), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ) devem bater recordes de temperatura máxima entre esta terça (14) e quinta-feira (16), de acordo com o Climatempo. Confira:
Teresina (PI) máxima de 40ºC nesta terça-feira (14)
Brasília (DF) máxima de 34ºC nesta terça-feira (14)
Campo Grande (MT) máxima de 40ºC na quinta-feira (16)
Belo Horizonte (MG) máxima de 38ºC nesta terça-feira (14)
Rio de Janeiro (RJ) máxima de 41ºC nesta terça-feira (14)
Estão em alerta vermelho os seguintes estados, além do Distrito Federal: Amazonas, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiânia, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Maranhão.
Sensação térmica
A sensação térmica no Rio de Janeiro, nesta terça-feira, chegou a 58,5°C. O registro foi às 9h15, no bairro de Guaratiba, na zona oeste da cidade. A temperatura, em plena manhã, foi de 35,5°C, no mesmo bairro e horário.
A meteorologista Maria Clara Sassaki explica que a sensação térmica não é um valor medido, mas uma estimativa calculada com base em valores de temperatura real, velocidade do vento e umidade relativa do ar.
“Se a temperatura está alta, os ventos, calmos, e a umidade, alta, a tendência é que a sensação seja maior que a temperatura real. Se os ventos estiverem calmos, e a umidade, baixa, a sensação é igual à temperatura real”, explicou a especialista.