Abel valoriza atitude campeã do Palmeiras em empate com o Fortaleza e diz: “Temos três finais”

  • 27 de novembro de 2023

O espírito competitivo do Palmeiras agradou Abel Ferreira na noite deste domingo, no Castelão, onde o time empatou em 2 a 2 contra o Fortaleza e se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro. O técnico valorizou muito a “atitude campe㔠que viu em campo.

– É evidente a atitude campeã que eles (jogadores) têm. Meu maior orgulho dessa equipe é a atitude, a forma como fazemos das tripas coração para depender só de nós. Temos três finais, preciso da ajuda do nosso torcedor agora, com jogos na nossa casa. Está tudo em aberto, e vamos ter campeonato até o fim.

O Palmeiras esteve atrás do placar duas vezes e teve Gustavo Gómez expulso no segundo tempo, mas ainda assim deixou o Castelão dependendo apenas de si para ser campeão brasileiro. Está empatado em pontos com o Flamengo, mas na frente pelo saldo de gols (nove a mais).

– Há dois meses, o treinador era fraco, e os jogadores estavam velhos. Independente do que acontecer no fim, essa equipe tem atitude campe㠖 diz Abel Ferreira.

Agora restam três jogos no Brasileirão, contra América-MG, Fluminense e Cruzeiro. Três vitórias praticamente garantem o título, a não ser que o Flamengo goleie os jogos que têm pela frente. A sequência começa contra o lanterna às 21h30 desta quarta-feira, e Abel Ferreira quer manter a atenção lá em cima.

– Na nossa equipe, cada um sabe muito bem o que fazer. Por isso dou os parabéns aos jogadores e à minha comissão técnica. Nos momentos de estresse, tem que ter calma para tomar as decisões. Podíamos ter perdido o jogo, mas as decisões foram feitas nesse sentido – valorizou o treinador.

Veja mais respostas de Abel Ferreira:

Liderar pelo exemplo

– Mais do que falar é ver a atitude da equipe em campo, o que vocês veem, o “todos somos um”, a resiliência. Sempre aprendi que a maior forma que temos de influenciar os outros é pelo exemplo. Sei que não sou o melhor exemplo, mas em muitas coisas sou. Não sou perfeito, sou ser humano como todos, e às vezes olhamos para os jogadores como se fossem perfeitos. Acho que a melhor forma é influenciar pelo exemplo.

Relação com o Palmeiras

– Tenho um respeito muito grande com o torcedor palmeirense, mesmo os que são mais cornetas. Nunca imaginei na minha vida, quando atravessei o Atlântico, que criaria uma relação tão forte com os jogadores, com o emblema e nossa torcida. Tamanho carinho. Tenho uma gratidão muito grande com todos os nossos torcedores, que são muito importantes nas nossas conquistas. Tenham certeza que fazemos o máximo que conseguimos e podemos para vos dar alegrias.

Elogios ao Fortaleza

– Viemos jogar na casa de uma equipe que, na minha opinião, deve ser um modelo de boa gestão. Dou os parabéns pela campanha que fizeram até a final da Sul-Americana, o exemplo. O Brasil precisa desses exemplos. Parabéns ao Fortaleza, a seu treinador e à direção.

Qual será o legado de Abel?

– Se eu falar o que penso do resto da sua pergunta, vão me chamar arrogante. O legado fica daqui a dez, 15, 20 anos. Sei que vão me associar aos títulos, mas sou o que sou hoje pelos livros que li. Sempre gostei de ler, das coisas que eu gosto, tem coisas para todos os gostos, esse é o maior legado para deixar aqui no Brasil. É bom fazer parte disso mas ainda sou novo. Não parece, mas ainda sou novo, e isso é uma coisa que virá no futuro. Não quero pensar nisso.

Compartilhe

Comente