Dezembro Vermelho: Secretaria de Saúde proporciona atividades de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis

  • 4 de dezembro de 2023

A campanha Dezembro Vermelho, instituída em todo o território brasileiro pela Lei nº 13.504/2017, chama a atenção para a prevenção contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), além de apoiar a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. O intuito é alertar e conscientizar a população sobre formas de contágio e tratamento destas doenças marcadas pelo preconceito que gera em portadores.

No mundo, muitas ações voltadas ao tema se concentram no dia 1º de dezembro, que é o Dia Mundial de Combate à Aids. A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações voltadas ao enfrentamento do HIV/Aids e às demais ISTs, apoiadas pelos princípios do SUS (Sistema Único de Saúde).

A campanha engloba também a administração pública, entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais para promover: Realização de palestras e atividades educativas; Veiculação de campanhas de mídia; Promoção de eventos; Iluminação de prédios públicos com luzes vermelhas.

A Secretaria de Saúde de Monteiro está sempre a disposição da população e disponibiliza locais para realização de exames, retirada gratuita de preservativos femininos e masculinos, além de conteúdo informativo e endereços de unidades especializadas.

Aids
Causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (sigla em inglês HIV), a doença ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo. A transmissão acontece via relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Atualmente, existem tratamentos para todas as pessoas diagnosticadas com HIV por meio de medicamentos antirretrovirais. O objetivo do tratamento é que a partir do diagnóstico o sistema imunológico possa ser poupado para evitar que a imunidade caia e que a Aids apareça.

Doenças Sexualmente Transmissíveis
As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de preservativo, mas podem ser transmitidas, de maneira menos comum, pelo contato de mucosas ou pele com secreções corporais contaminadas. O tratamento melhora a qualidade de vida, além de interromper a cadeia de transmissão.

Compartilhe

Comente