Afundado em crise histórica, SBT perde um de cada cinco espectadores em um ano

  • 4 de fevereiro de 2024

Embora se autointitule “a TV mais feliz do Brasil”, o SBT não tem encontrado muitos motivos para sorrir nos últimos meses. De acordo com o NotíciasdaTV mostra que, em meio a uma crise de audiência nunca antes vista, a emissora de Silvio Santos perdeu um de cada cinco espectadores no intervalo de um ano. No mesmo período, Globo, Record e Band aumentaram sua participação no número de televisores ligados.

Os dados se referem ao público da TV brasileira em janeiro de 2024 e no mesmo mês do ano anterior, de acordo com a audiência aferida pela Kantar Ibope no PNT (Painel Nacional de Televisão), que considera as 15 principais regiões metropolitanas do país.

Na média 24 horas, que se refere a toda a programação exibida das 6h às 5h59 do dia seguinte, o SBT registrou no último mês 2,4 pontos com 7,1% de participação, contra 2,9 pontos e 8,6% em janeiro de 2023 –quedas de 19% e de 17%, respectivamente.

O levantamento mostra que, no mesmo período, apenas a RedeTV! e os canais por assinatura registraram uma diminuição de seu share (porcentagem de televisores ligados). Mas a emissora de Osasco teve uma queda ínfima, que não chegou a 1%, enquanto a TV paga viu 25% de sua audiência ir embora e sua participação desabar de 9,5% para 7,2% (decréscimo de 24%).

A Record, por sua vez, perdeu um décimo na audiência (de 3,6 para 3,5 pontos), mas aumentou seu share em 2%. A Band manteve sua média em 1,0 ponto cravado e também cresceu sua participação em 2%. A Globo registrou alta nos dois critérios –sua média foi de 11,1 pontos, contra 11,0 em janeiro de 2023, e ela teve elevação de 3% entre os televisores ligados.

A faixa da manhã é a maior dor de cabeça do SBT atualmente: a emissora perdeu 23% de seu público e 20% de seu share com a programação exibida das 7h ao meio-dia. No mesmo horário, Globo, Record e Band aumentaram a participação em 4% cada.

O fracasso matinal é decorrente do desgaste do formato do Primeiro Impacto, telejornal policialesco que ocupa sete horas da programação. Como a cobertura de crimes também não é muito interessante para anunciantes, que não desejam associar sua marca à violência, o noticiário não dá retorno financeiro. Ou seja: ficou difícil justificar a manutenção da maratona.

Não é por acaso que o SBT prepara para 11 de março a estreia do Chega Mais, matinal que contará com apresentação de Regina Volpato e Michelle Barros –um nome masculino deve ser anunciado para completar o time em breve. Nos bastidores, especula-se que a posição ficará com Paulo Mathias, que pediu demissão da Jovem Pan na última quarta-feira (31).

Na faixa da tarde, o SBT perdeu 19% de sua participação –a situação fica mais dramática porque Globo, Record, Band e RedeTV! tiveram alta no horário das 12h às 18h. Apenas a TV por assinatura também registrou queda, de 23%. 

Já à noite, a queda no share da emissora de Silvio Santos foi de 18%, mas Band e RedeTV! também caíram, a Record se manteve no mesmo patamar, e a Globo cresceu apenas 4%. Esse público, no geral, tem migrado para o streaming –que anotou alta de 8% no total de televisores ligados.

Compartilhe

Comente