Presidentes de clubes da Libra explicam acordo com a Globo

  • 8 de março de 2024

Os presidentes dos clubes da Libra comemoraram o acordo firmado com a Globo nesta sexta-feira para transmissão dos jogos de suas equipes nas edições de 2025 a 2029 do Brasileirão.

Os dirigentes explicaram que houve um longo processo de negociação com empresas de mídia até o fechamento do contrato. O acordo prevê transmissão com exclusividade nas diferentes plataformas da Globo das partidas como mandantes de Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Vitória e outras equipes que possam aderir à Libra no futuro.

Rodrigo Capelo explica acordo entre Globo e Libra para transmissão de jogos do Brasileirão

– O futebol brasileiro vive momento de transformação, em que precisamos, cada vez mais, de parcerias estratégicas que agreguem credibilidade e valorizem as marcas dos clubes. A Globo, com seu padrão de excelência reconhecido internacionalmente, levará a melhor experiência aos milhões de torcedores espalhados pelo país e pelo mundo – disse a presidente do Palmeiras, Leila Pereira.

Os presidentes de Flamengo, Rodolfo Landim, e São Paulo, Julio Casares, afirmaram que os integrantes da Libra ainda acreditam na união de todos os clubes para a formação de uma liga.

Dirigentes de clubes da Libra — Foto: Divulgação

Dirigentes de clubes da Libra — Foto: Divulgação

– O Flamengo, desde o início, tem trabalhado muito pela união dos clubes. Por isso, vemos com muita satisfação o fechamento deste contrato. Para nós, ele é um primeiro e importante passo na formação de uma futura liga – reforçou Landim.

– É um momento importante por podermos celebrar esse acordo de cinco anos com a Globo, uma empresa que é referência mundial na cobertura e transmissão de eventos esportivos. Esse contrato mostra também o eficiente trabalho da Libra e o reposicionamento dos clubes no mercado. Agora nossa prioridade é a união dos clubes e formação da liga – disse Casares.

O dinheiro arrecadado com a venda dos direitos de transmissão da Libra será distribuído entre os clubes da seguinte forma: 40% de forma igualitária, 30% por performance e 30% por audiência. As equipes da Libra que estiverem na Série B vão receber um repasse de 3% do valor total.

Veja o que disseram os dirigentes:

Bruno Muzzi, CEO do Atlético-MG

– A celebração deste importantíssimo contrato entre os times da Libra e a Globo marca um novo ciclo do futebol brasileiro, onde uma visão profissional e séria serão os principais alicerces de uma grande geração de valor que está por vir nos próximos anos.

Raul Aguirre, CEO do Bahia

– É um passo muito importante, que mostra que a atuação conjunta valoriza os ativos na mesma forma em que atuam as grandes ligas mundiais. A governança da Libra é dos próprios times, que agiram de maneira profissional e puseram os interesses do futebol brasileiro em primeiro lugar.

Alberto Guerra, presidente do Grêmio

– Este é um momento de celebração para a Libra, mas não vamos parar por aqui. Temos nos dedicado incansavelmente para criar um movimento novo, de evolução e crescimento sustentável para o nosso campeonato. Chegamos a um acordo que representa a grandiosidade do bloco, e teremos ao nosso lado uma parceira histórica e reconhecida do futebol brasileiro.

André Rocha, CEO do Red Bull Bragantino

– É um momento de grande importância para o nosso esporte. Não só pelo acordo com o maior grupo de mídia do continente, mas principalmente pelo movimento conjunto dos clubes. Desde o princípio entendemos que o todo deveria prevalecer sobre as partes, como acontece com qualquer segmento ou atividade econômica. Que sirva de norte para uma maior união entre os clubes, para que enfim possamos organizar uma liga.

Fabio Motta, presidente do Vitória

– Acho que se inauguram novos tempos no futebol brasileiro. Juntos, demos um passo importante para a profissionalização do futebol. Esse contrato com a Globo, sem sombra de dúvidas, é um acordo histórico.

Quem integra cada bloco?

O contrato atual de direitos do Brasileirão termina em dezembro de 2024, e as equipes começaram as negociações para o próximo período. Houve a tentativa de formação de uma liga, que até agora não saiu do papel.

Assim, no momento há dois blocos comerciais: a Libra e a Liga Forte Futebol, que recentemente contou com a adesão dos clubes do Grupo União: Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco. Atualmente, o Corinthians negocia isoladamente seus direitos. Veja a tabela abaixo incluindo somente as equipes atualmente na Série A, o Santos e o Coritiba.

Libra Forte Futebol Grupo União
Atlético-MG Athletico-PR Botafogo
Bahia Atlético-GO Coritiba
Flamengo Criciúma Cruzeiro
Grêmio Cuiabá Vasco
Palmeiras Fluminense
Red Bull Bragantino Fortaleza
Santos Inter
São Paulo Juventude
Vitória
Compartilhe

Comente